Procon faz levantamento de preços dos alimentos que compõem cesta básica e hortifrútis

Procon Palmas

Autor: Redação Procon | Publicado em 18 de dezembro de 2023 às 07:49

Pesquisa realizada entre dias 12 a 15 de dezembro em diversos estabelecimentos da Capital

De forma recorrente o Procon Municipal de Palmas realiza o levantamento de preços dos produtos que compõem a cesta básica e os hortifrútis, em oito estabelecimentos, nas diversas regiões da Capital. A pesquisa, que inclui alimentos, material de higiene pessoal e hortifrútis, foi realizada entre os dias 12 a 15 de dezembro. Na edição deste mês, mostra os supermercados que apresentaram o maior e o menor preço, por setor. A análise é feita sobre itens idênticos. Além de apresentar os valores e os percentuais de variação encontrados em cada local.

No gênero alimentício a maior diferença é no pacote de 350g do biscoito de água e sal, com o preço do produto sendo praticado entre R$ 8,99 e R$ 3,69. Em seguida veio o pacote de sal refinado de um quilo com preços entre R$ 2,99 e R$ 1,59. O pacote de flocão de 500g e a lata de sardinha de 125g, apresentaram uma variação de 86% nos estabelecimentos visitados. A pesquisa que pode ser conferida aqui ainda verificou o preço do arroz, feijão, café, açúcar, óleo, farinha de trigo, pão de forma, leite integral entre outros itens.

Os produtos de higiene pessoal continuam sendo os que apresentam a maior variação de preços. O pacote com quatro unidades do papel higiênico está sendo comercializado de R$ 13,99 a R$ 4,29 o que representa uma variação de 226%. Já o creme dental de 70g, foi encontrado de R$ 4,79 a R$ 1,99, representando uma diferença de 141% entre o maior e o menor preço.

Hortifrúti

Na pesquisa dos hortifrútis que pode ser conferida aqui, foram verificados um total de 36 itens entre verduras, legumes e frutas. Do total de produtos, 16 tiveram variações superiores a 100%. Entre eles estão: batata doce, beterraba, mandioca, cebola, jiló, cenoura, abóbora, repolho, abacate, mamão, uva, kiwi, melancia, melão, limão e maçã fuji.

Já os itens com o menor índice de variação são maracujá e vagem. Os produtos apresentaram diferença de 20%, nos estabelecimentos pesquisados.

De acordo com o superintendente do Procon Municipal de Palmas, Rafael Dias, a pesquisa considera os itens mais consumidos pelas pessoas diariamente, vale ressaltar que o levantamento de preços realizado está sujeito a alterações, como descontos sazonais, dias de promoções ou até mesmo reajustes. Além disso, o consumidor pode optar por marcas mais acessíveis ou comprar itens a granel e aproveitar ofertas de produtos com data de validade próxima ao vencimento, quando apropriado, informou”.