Professor da ETI Padre Josimo apresenta projeto “Oficina de Foguetes de Garrafa PET” na Fecit-2014

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Malena Mota | Publicado em 08 de outubro de 2014 às 14:00

Visando estimular o jovem cientista e docentes, a buscarem a criatividade e a inovação em estudantes da educação o professor da Escola Municipal Padre Josimo Tavares, Olivelton de Souza, apresentou na manhã desta quarta-feira, 08, o projeto “Oficina de Foguetes de Garrafa PET”, na Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit - 2014), que acontece até sexta-feira, 10, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O projeto criado pelo professor “Ton” como é carinhosamente conhecido pelos alunos de ciências da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo, contempla os alunos do 9º ano do ensino fundamental, e visa aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula de uma forma mais dinâmica. “Aproveitei para aplicar os dois princípios básicos da lei de física que é a ação e reação para que os alunos compreendam na prática”, disse o mestre.

Os foguetes construídos basicamente com garrafa PET, cano de PVC, e bomba de encher pneu de bicicleta, e usando água e ar comprimido. O Projeto foi posto em prática pelos alunos em primeiro momento visando à participação nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em março de 2013. Mas foi apenas neste ano de 2014 que os alunos obtiveram o reconhecimento, sendo premiados com 12 medalhas (quatro de prata e oito de bronze).

Ton destaca que além de contribuir para despertar o gosto pelas atividades de ciências, outro ponto importante é o desenvolvimento de trabalho em equipe, contribuindo para um clima de motivação e bem estar da classe no geral. “Com este trabalho os se esforçaram mais para aprender sobre física e química, obtendo assim uma melhoria substancial nas notas, além de despertá-los para as profissões como mecatrônica, por exemplo, que antes nem tinham noção, isso nos deixa muito feliz, e com a consciência de dever cumprido”, disse emocionado o professor.

Exposição de projetos

Paralelamente às palestras, acontece na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a exposição dos projetos científicos finalistas da rede municipal de ensino. Os autores dos projetos são alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. A mostra estará aberta ao público a partir desta quarta-feira, 08, das 8 às 12 horas, e 14 às 18 horas. Os trabalhos serão avaliados por um júri formado por professores universitários e os melhores projetos serão premiados no próximo dia 10, no auditório Cuica-UFT.

A Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia (Fecit-2014) é um movimento de estímulo ao jovem cientista e docentes, que buscam incentivar a criatividade e a inovação em estudantes da educação básica, regular ou técnica e superior, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências.