Profissionais das unidades educacionais da Semed participam de ciclo de formação sobre a prática pedagógica

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 03 de abril de 2023 às 11:32

Capacitação é destinada para os profissionais da ETI Eurídice Mello e do Cmei Sitio do Pica Pau Amarelo

Com o objetivo de promover momentos de aprendizagem e reflexão sobre a prática pedagógica, com ênfase na compreensão da criança como sujeito histórico e de direitos, e, a Educação Infantil como etapa essencial para o desenvolvimento saudável e integral das crianças, a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sitio do Pica Pau Amarelo se juntaram para realizar uma formação em serviço com o tema: ‘Reformando Prédios e Ressignificando Práticas’.

Participam da capacitação, que teve início na manhã desta segunda-feira, 3, no auditório da ETI Eurídice Mello, Auneny III, professores e agentes educacionais do Cmei Sítio do Pica Pau Amarelo e professores auxiliares e servidores de apoio escolar da ETI Eurídice. A formação prossegue até quinta-feira, 05, com momentos de atividades presencial e de discussão por meio de uma plataforma virtual. Durante a manhã desta segunda-feira, os profissionais participaram de um momento de diálogo com a psicóloga Junia Cristine Gomes que abordou o tema: ‘Cuidando de quem Cuida’.

Segundo a professora Fabiana Gomes, o diálogo com a psicóloga Junia foi muito  proveitoso e serviu para que os profissionais refletissem sobre o quanto é importante o autocuidado, o autoconhecimento e a auto-observação. “As atividades de hoje serviram para mostrar o quanto é importante autocuidado para poder cuidar do outro. Tivemos a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos sobre o tema que envolve, alimentação, sono, lazer  e relacionamento interpessoal. E ao final pudemos compartilhar nossas experiências e impressões sobre tudo que aprendemos durante a atividade.”

A temátima a ser debatida no período vespertino desta segunda feria, 5, é: ‘Inclusão e bem-estar’, e será ministrado pelos técnicos da Semed, Ana Cecília Ferreira Reis e Luis Guilherme Mota da Silva.

Programação

Na agenda de programação desta terça feria, 4, consta o estudo em grupo do livro ‘Brincar e interagir nos espaços da escola Infantil’, de Maria da Graça Souza Horn. O debate acerca do estudo do livro acontecerá numa interação por meio da plataforma virtual Google Meet.

Encerrando o ciclo da formação em serviço, na manhã de quinta-feira, 05, os profissionais voltam a se reunir presencialmente na ETI Eurídice Mello para uma palestra sobre ‘Alimentação escolar saudável e adequada’, ministrada pela nutricionista da Semed, Patrícia Kelly Cirqueira.

E no período vespertino será a vez da técnica da Semed, professora Francielda Almeida Paulino Avelino levar para o debate o tema: ‘Projetos investigativos’.