Projeto Bike na Pista atrai ciclistas no domingo de sol

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 11 de junho de 2018 às 09:29

Ciclofaixa vai funcionar domingos e feriados das 6 horas da manhã às 22h

Palmas amanheceu com um astral diferente nesse domingo, 10. No céu, o sol se encarregou de deixar o dia com um brilho especial, enquanto uma das principais e mais movimentadas vias da Capital, a área verde que abrange o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e o entorno da sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup), registrou um movimento diferente, o lançamento do projeto Bike na Pista.

Alguns moradores utilizaram o novo espaço que oferece mais segurança e organiza a circulação de ciclistas e corredores, tornando a via um espaço seguro de compartilhamento. Para o empresário Onilson Ferreira Cortes, que pratica pedal todos os finais de semana, essa iniciativa é genial. “Não me sentia seguro pedalando nas vias, ninguém respeita os ciclistas nem as faixas de trânsito. A iniciativa do circuito ficou maravilhosa e, a partir de hoje, farei questão de usar a ciclofaixa todos os domingos, para fazer meus treinos”, enfatizou.

Já para o empresário, Rafael Acosta da Costa, a ciclovia ajudará muito os praticantes de esporte que poderão treinar com mais segurança. "Tem sempre aqueles motoristas que não respeitam a sinalização e circulam muito próximo do ciclista, o que é perigoso. Com esse novo espaço podemos trafegar com segurança", destacou o empresário.

O engenheiro civil, Ciro Pilger, levou a família para curtir o novo espaço e parabenizou a gestão pelo novo projeto. "Espaço destinado para as famílias curtirem, cada uma do seu modo, com toda segurança. Parabéns Prefeitura de Palmas e envolvidos nessa iniciativa, agora sim!", enfatizou.

O projeto Bike na Pista é desenvolvido pela Prefeitura de Palmas e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), segundo a titular da Sesmu, tenente coronel Welere Gomes, a população ganhou a oportunidade de curtir a cidade de uma maneira diferente. "A ciclofaixa é um instrumento de lazer importante, ela dará maior segurança para as pessoas que irão utilizar, porque ela está organizada, sinalizada e vem para estimular o respeito entre o motorista e ciclista. A ciclofaixa também poderá ser utilizada por quem estiver de skate, patins ou qualquer outro equipamento não motorizado. Esse é um projeto que eu tenho certeza que vai cair no gosto do palmense”, destacou.

Funcionamento

A ciclofaixa é um espaço para que os jovens, pais e seus filhos possam se divertir aos domingos e feriados. Ela vai funcionar somente aos domingos e feriados das 6 às 22 horas, quando serão instalados cones e cavaletes no trajeto todo para reforçar a sinalização e segurança dos usuários. Ainda, agentes de trânsito permanecerão para monitorar o fluxo de veículos orientando quanto ao trânsito neste local motoristas.

O percurso de dois quilômetros compreende o seguinte percurso: Av. Teotônio Segurado sentido Sul/Norte, entre as Avenidas LO-05 e LO-09; Av. LO-05 sentido Oeste/Leste, entre as Avenidas NS-02 e Joaquim Teotônio Segurado; Avenida NS-02, sentido Norte/Sul, entre as Avenidas LO-09 e LO-05; Avenida LO-09, sentido Leste/Oeste, entre as Av. Teotônio Segurado e NS-02. A ciclofaixa está totalmente sinalizada por placas e pinturas apropriadas, delimitando as faixas de veículos.