Projeto de alunos da ETI Luiz Nunes obtém credenciamento para feira de ciências nos Estados Unidos

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 15 de dezembro de 2020 às 12:38

Evento será realizado em maio de 2021, em Phoenix, capital do Arizona

Desde que conquistaram o 1º lugar na Feira de Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia (Fecit - 2019), os alunos Gustavo Alves da Silva, Sophia Lira de Paula Pinto e Samuel Cavalcante Silva, do 9º ano da ETI Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana, seguem conquistando vitórias. Desta vez, o projeto Interpretação de Pictogramas em Bulas/Rótulos de Agrotóxicos, além de se classificar na categoria Educação e Humanidades da Mostratec, tradicional feira de ciências realizada em Novo Hamburgo (RS), obteve o credenciamento para a Regeneron International Science and Engineering Fair (Isef), que será realizada em maio de 2021, em Phoenix, nos Estados Unidos. 

A boa colocação na Mostratec contribuiu para que os alunos do professor Rosielson Soares, orientador do projeto e doutorando da UFT, conseguissem a participação no evento.  Além do credenciamento para a Isef, a Mostratec rendeu o prêmio Abric – Associação Brasileira de Incentivo à Ciência, e mais uma bolsa de iniciação científica do CNPq, que não poderá ser usufruída devido à outra bolsa já recebida pelo mesmo projeto, na Febrace. 

Cerca de 1800 estudantes selecionados entre milhões em todo o mundo concorrem a quase US$ 5 milhões em prêmios que serão distribuídos aos vencedores. A exemplo de outras feiras de ciências recentemente realizadas, a apresentação dos projetos da Isef também será virtual. 

Conquistas 

A trajetória vitoriosa do projeto Interpretação de Pictogramas em Bulas/Rótulos de Agrotóxicos se iniciou em Palmas, na Fecit 2019, o que rendeu o credenciamento para participar da 18ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia – Febrace. A participação nesta feira, uma das maiores do País em ciência e tecnologia e que é realizada na cidade de São Paulo, propiciou aos três alunos de Buritirana uma bolsa de iniciação científica do CNPq e a possibilidade de participação na Fenadante – 2ª Feira Nacional de Ciência e Tecnologias Dante Alighieri, sediada no Colégio Dante Alighieri, também em São Paulo, cuja apresentação virtual dos trabalhos aconteceu em setembro deste ano. 

Ao se sagrar vencedor na categoria Ciências Sociais Aplicadas, da Fenadante, o projeto que pesquisou a percepção dos agricultores que manejam produtos tóxicos acerca dos símbolos nas embalagens dos produtos, foi credenciado para a Mostratec, conquistando o 3º lugar e a classificação para a Isef. 

O diretor da escola, Ademir Bandeira, ressalta a dedicação dos alunos pesquisadores que, além de cumprir todo o programa de atividades do currículo normal, se mantiveram firmes e atuantes no projeto do qual participam, mesmo enfrentando a pandemia “A vitória na Mostratec só consolida o compromisso que eles têm com os estudos e demonstra que nós, enquanto escola, estamos no caminho certo”, avalia. 

Ronielson Soares, que trabalha diretamente com os alunos, considera que o projeto apresenta uma proposta de aprendizagem diferenciada e inovadora. “O principal objetivo é a apropriação dos métodos de pesquisa com vistas a sistematizar dados via observação, análise, hipóteses, tabulação e saberes técnicos-científicos, mobilizados de modo individual, coletivo e colaborativo”, destacou.