Projeto ‘Descasque Mais e Desembale Menos’ premia três escolas destaque nesta quarta-feira, 16

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Aline Belous | Publicado em 17 de novembro de 2022 às 12:30

Cmei Vitória Régia garante inscrição para a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional pelo FNDE

Em momento de festa, exposição e premiação, projeto ‘Descasque Mais e Desembale Menos’ premia as três escolas da rede municipal que mais se destacaram em 2022. A exposição montada na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, reuniu, nesta quarta-feira, 16, uma mostra dos trabalhos que mais se empenharam para a realização das ações voltadas à Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

O tema 'Pratinho divertido' rendeu ao Cmei Vitória Régia a primeira colocação. A unidade recebeu o prêmio no valor líquido de R$ 2.500,00. Na segunda colocação ficou a Escola Municipal Paulo Freire, por meio do projeto 'Plantar, cultivar e acolher', com o prêmio no valor de R$ 1.500,00. O Cmei Paraíso Infantil ficou com a terceira colocação, com o projeto que explorou o 'Caminho percorrido pelo alimento do campo à mesa', recebeu premiação de R$ 1.000,00. Cada uma das escolas vencedoras recebeu placa de premiação. Cerca de 50 unidades escolares participaram desta edição do projeto e todas receberam certificado de participação.

A primeira colocação garantiu ao Cmei Vitória Régia inscrição na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com a vitória, o Cmei irá representar a rede municipal na 5ª edição da Jornada, em 2023, conforme proposta de incentivo ao debate e à prática de ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar.

O Cmei Sementes do Amanhã mostrou parte da sua proposta na exposição do projeto ‘Cores e Sabores’. A supervisora pedagógica da unidade, Darilene Lima, relatou a efetividade do ‘Descasque Mais e Desembale Menos’ após a inserção de mudanças no cardápio escolar e aliá-las à prática pedagógica realizada em sala de aula. “Notamos que as ações voltadas para a alimentação saudável ficaram ainda mais elaboradas. O cardápio passou por mudanças significativas, como a retirada do açúcar”, enfatizou. Segundo a educadora, o resultado refletiu na maior aceitação dos alimentos por parte dos alunos.

Michele Cavalcante, mãe do Davi Castro, com 4 anos, falou das atividades enviadas pela escola do filho, Cmei Sementes do Amanhã. Segundo ela, a proposta incentivava o filho a conhecer e provar o sabor de alimentos que não estava habituado a comer. Ela relata que passou a oferecer frutas e legumes de maneiras diferentes e, dessa forma, Davi venceu aos poucos a resistência a certos alimentos e passou a comer de forma espontânea vários deles.

Nesta edição, stands interativos mostraram parte do trabalho realizado nas escolas e o envolvimento dos alunos no processo de criação e apresentação das receitas. A degustação dos alimentos saudáveis atraiu a atenção do público que pôde também levar para casa algumas receitas e ideias a serem replicadas.

Texto: Redação Semed