Projeto Vereda promove oficina de esculturas sonoras para alunos da Escola Municipal Crispim Pereira

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed Palmas | Publicado em 06 de março de 2024 às 14:30

Durante dois dias de oficina, alunos aprendem a construir instrumentos musicais com materiais retirados do lixo

Promover conhecimento e estimular o interesse pela reutilização de objetos recicláveis é a principal proposta da Oficina de Esculturas Sonoras, que começou nesta terça-feira, 5, para alunos da Escola Municipal Crispim Pereira, localizada no distrito de Taquaruçu, em Palmas. O próximo encontro será na quinta-feira, 7, e durante os dois dias de oficina, as crianças atendidas pelo projeto aprendem a construir instrumentos musicais de cordas e elétricos, com materiais retirados do lixo. As aulas estão sendo ministradas pelo artista sonoro e visual Rafael Naufel, que é formado em Produção Audiovisual (Cinema e Televisão) pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri) e integrante do grupo de teatro de bonecos “Faz de Conta” há 20 anos, onde desenvolveu a paixão pela criação e fabricação de objetos.

Conforme Naufel, a proposta dessa oficina é criar junto com os alunos do Projeto Vereda um instrumento feito coletivamente, pela mão de todo mundo, com ideias e materiais que vêm deles. “Eu sou artista sonoro e visual e tenho uma série de esculturas sonoras que são instrumentos feitos com materiais retirados do lixo. São instrumentos de cordas elétricos e também trabalho essa parte da eletrônica para tornar os instrumentos plugáveis, onde poderá ser amplificado em uma caixa de som. Com essa oficina levamos esse conhecimento de construção de instrumentos para os alunos do Vereda e fazemos um exercício de musicalidade, também de composição, utilizando esses instrumentos sonoros”, explicou o artista.

Para o coordenador do Projeto Vereda, educador musical Diego Brito, “a oficina de esculturas sonoras é uma oportunidade de mostrar novas oportunidades para nossas crianças. Por exemplo, ela é uma oficina com instrumentos com material reutilizado. Estamos oportunizando às nossas crianças terem um contato com possibilidades diferentes de fazer música, já que eles geram os instrumentos e ao mesmo tempo reciclam a formação interdisciplinar que trabalha nesse processo. Então, esse projeto também tem essa função, de oportunizar o contato com outros mestres e mestras que trabalham com cultura das diversas formas e isso é parte da nossa metodologia geral do projeto”, esclareceu o educador musical da Escola Municipal Crispim Pereira.

Projeto Vereda

O Projeto Vereda é um projeto de educação patrimonial relevante na proteção e promoção do patrimônio cultural imaterial do Tocantins por meio da preservação de instrumentos musicais, cantigas e memórias culturais, da nossa cultura quilombola do Tocantins, como a viola de buriti, tambores de barro e madeira, pandeiro e caixa de folia, aliados a cantos e danças tradicionais, como a súcia, o tambor e a catira, bens inestimáveis da identidade cultural afro-brasileira do Tocantins. Ele acontece há oito anos ininterruptos na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, no distrito de Taquaruçu.

Leia também: Alunos da ETI Almirante Tamandaré aprendem com atividades lúdicas tudo sobre o mosquito da dengue