Projetos e trabalhos da Fecit priorizam sustentabilidade, produção de alimentos e gastronomia

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 14 de novembro de 2023 às 11:39

Primeira edição do Chefinhos Germinar inova com preparo de alimentos e tempo real na Cozinha Show

A abertura do primeiro dia de atividades da 8ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2023) foi feita pela coordenadora Andreane Dantas, que ressaltou a oportunidade de contato com a pesquisa e produção de conhecimento que a feira oferece a todos os que dela participam. “Prestigiem os projetos, se divirtam e aprendam. A Fecit é para todos nós”, convidou. A apresentação do projeto Transformando Vidas ao Som dos Tambores, da ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem, trouxe uma bela coletânea de ritmos afro-brasileiros sob a regência do professor Carlinhos Matos, e deu início a uma intensa movimentação nos estandes já mostrando a vocação dos trabalhos e atividades deste ano.

O tema da Fecit 2023, Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, está presente na maioria dos estandes, trazendo propostas para a sustentabilidade como opções de compostagem, aproveitamento energético, recursos hídricos, reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos. A tradicional distribuição de mudas resgata o plantio de árvores para alimentação e controle climático. A exposição das atividades anuais do projeto Descasque Mais, Desembale Menos traz uma gama de informações para tornar a alimentação mais saudável. Mas foi a preparação de alimentos que roubou a cena na oitava edição da feira, sobretudo com as primeiras apresentações das equipes participantes do Chefinhos Germinar na Cozinha Show.

Chefinhos Germinar
Fábio Chaves, secretário municipal da Educação, ressaltou que a realização da maior feira de ciências do estado é fruto de muito trabalho e carinho, para que todos os estudantes apresentem o resultado de seu empenho, mostrar para suas famílias e conhecer o trabalho de outras unidades. Fábio também parabenizou a equipe do Projeto Germinar pela inovação da primeira edição do Chefinhos Germinar. “É uma boa ideia que associa o conhecimento praticado durante o ano na produção de alimentos já desenvolvida nas unidades com a gastronomia. Desejo aos participantes e às torcidas que se sintam acolhidos neste espaço de conhecimento”, disse.

Sob o comando do palhaço Batatinha, as primeiras equipes que se apresentaram ao juri tiveram cinco minutos para as últimas instruções entre alunos e merendeiras e mais cinco minutos para reunir os ingredientes. Depois, mais uma hora para preparar, ao vivo, os pratos com carne vermelha que irão classificar as equipes para amanhã, quando serão preparados os pratos com carne branca. Montada junto à praça de alimentação onde alunos dos 8º e 9º anos comercializavam alimentos para arrecadar fundos para as formaturas, a Cozinha Show recebeu as equipes que irão submeter seus pratos à apreciação do juri formado pela tecnóloga em gastronomia Malena Mota, pelo chef Francisco Marcos dos Santos e pela instrutora de gastronomia do Senac, Roberta Ribeiro.

Sob olhares atentos de crianças e jurados, as equipes da ETI Daniel Batista, Maria Luysa Silva Pereira e Joelma Maria da Silva; ETI Padre Josimo, Fábio Tarcísio da Silva Filho e Antonia Ribeiro Marinho; ETI Almirante Tamandaré, Maria Eduarda Campos Tavares e Joel Rodrigues de Souza Faisca; EM Antonio Gonçalvez, Rafael Marochio Martins e Paixão Maria da Conceição; ETI Eurídice Ferreira de Melo, Cheurislane Pereira de Almeida e Edilma Silva de Oliveira; ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem, Helena Eduarda da Silva Fernandes e Eciene Ferreira da Silva; EM Beatriz Rodrigues, Andressa Barros de Paula e Luciana Alves da Silva e ETI Caroline Campelo, Victor Guilherme Gomes dos Santos e Lucileide Alves Guedes, se empenharam em cumprir o tempo nos preparos. O resultado será divulgado após a apresentação de todas as equipes, ao final do dia.