Público prestigia segundo dia da Fecit 2023

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 15 de novembro de 2023 às 12:53

Feira prossegue até esta quinta-feira, 16

O segundo dia de exposições da Mostra Científica da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2023) segue atraindo os olhares do público que esteve na manhã desta quarta-feira, 15, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues para prestigiar os trabalhos elaborados pelos estudantes da rede pública e privada, nos diversos níveis e modalidades de ensino. A feira prossegue até esta quinta-feria, 16.

A desenvoltura dos pequenos pesquisadores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sonho Encantado, Heitor Martins da Silveira e Arthur Barbosa Milhomem ao apresentar as etapas do projeto ‘Joaninha: Um Poderoso Inseticida Natural’ relatando o ciclo de vida do inseto, chamava a atenção de quem passava pelo corredor de exposição dos trabalhos do Berço de Talentos desenvolvido pelos alunos da Educação Infantil.

Ao se aproximarem do estande, as pessoas eram recepcionadas pelo pequeno Heitor, de apenas 6 anos, que logo falava: “Bom dia! A Joaninha é importante na natureza para comer as cochonilhas e pulgões que são pragas que atacam as plantas”. Com muita alegria e desenvoltura os dois meninos davam uma verdadeira aula sobre o ciclo de vida: reprodução, alimentação e habitat, destacando a importância do inseto para o desenvolvimento sustentável.

Segundo as professoras Eilane Reis Silva e Jusley Sousa da Silva, a ideia do projeto surgiu a partir da curiosidade das crianças ao observar uma joaninha no jardim do Cmei. “Partindo dessa curiosidade, nós capturamos o inseto, levamos para sala de aula, começamos a estudar e descobrimos juntos que as joaninhas têm o papel de ser um inseticida natural porque comem as pragas que atacam as plantas, além de serem um poderoso inseticida natural, elas também são polinizadoras. Com as ações desse projeto de pesquisa despertaram nas crianças a consciência ambiental e fez que passassem a ter um cuidado especial com os outros insetos”, afirmou.

Lâmpadas e luminárias produzidas a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis foi o tema do trabalho de pesquisa dos estudantes Asafe Gabriel Lima, Isabella Rocha e Nicollas Ravy Oliveira, da Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, representantes do Nível Fundamental I. Potes de vidro, latas de alumínio, canos de PVC, garrafas PET e palitos de picolés, todos esses materiais que na maioria das vezes seriam descartados de maneira incorreta, nas mãos dos pesquisadores foram transformadas em belas decorativas, a exemplo da luminária feita com cerca de 150 palitos de picolé descartados pelos alunos no pátio da referida escola.

Na categoria Nível Fundamental II, a arte de produção de papel artesanal foi tema do projeto de pesquisa ‘Ecofolha Produção de Papel Artesanal do Tronco da Bananeira’, desenvolvido pelas estudantes do 5º ano da ETI Caroline Campelo Cruz da Silva, Mariane Souza, Andressa Dias e Gabriela Hermínia de Sousa. Partindo da extração da celulose do tronco da bananeira, os alunos executaram todos os processos de produção (corte, cozimento, mistura e descanso) até chegar ao produto final que são as folhas de papel artesanal que podem ser utilizadas de diversas formas.

Quem esteve no Centro de Convenções aprovou a estrutura da feira e gostou do que viu na Mostra Científica. “Parabenizo os organizadores da feira, o local escolhido foi de excelência, espaço amplo. Aqui a gente consegue juntar tudo, da criança ao adulto, das escolas infantis à universidade, onde começa e termina. Essa integração é muito boa, isso oportuniza as crianças a viver ciência, porque é de criança que se faz um pesquisador do futuro”, destacou o professor e químico sanitarista Francisco Pereira de Souza.