Retrospectiva: Saúde de Palmas dá a volta por cima e reforça atendimentos para além da pandemia

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de dezembro de 2021 às 08:58

Secretaria municipal seguiu com serviço de qualidade à população palmense mesmo com a crise sanitária

Mesmo com todos os percalços que a pandemia do novo coronavírus trouxe à saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas conseguiu oferecer um serviço de qualidade à população, se mostrando referência em todo o Tocantins, ao longo do ano de 2021.

Reflexo dessa volta por cima é a parcela dos recursos próprios que a Prefeitura de Palmas tem investido na área da saúde do município. No ano de 2021, o índice chegou a quase 22% do orçamento municipal, que corresponde a R$ 145.861.919,88. Os recursos foram investidos para que os cidadãos palmenses usufruam de atendimento qualificado, além de outras fontes de recursos dos outros entes federados. O investimento pode ser ainda maior no ano de 2021, pelas estimativas de projeções de despesas.

Para Daniel Borini, secretário executivo de Saúde, o município de Palmas tem colocado como prioridade a saúde, e os dados de aplicação de recursos têm comprovado isso. “Além disso, temos conseguido avançar, mesmo com a pandemia, na estruturação da rede de atenção à saúde com a construção de novas unidades e estruturação de serviços”, afirma o gestor.

Atendimento garantido

A luta contra a Covid-19, que ainda permanece, não impediu que a Capital oferecesse atendimento contínuo aos palmenses. Pelo contrário, as Unidades de Saúde da Família (USFs), o Centro de Atenção Especializada Francisca Romana Chaves, o Ambulatório de Atenção à Saúde Dr Eduardo Medrado (Amas) e a Policlínica de Taquaralto tiveram seus atendimentos normalizados.

O Centro de Especialidades Francisca Romana Chaves, que passou boa parte da pandemia atendendo como se fosse uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), voltou a oferecer um serviço especializado. Algumas unidades sentinelas para a Covid-19 retornaram a atender conforme anteriormente, sendo referência no atendimento inicial do paciente.

Vacina

Com a chegada da imunização contra a Covid-19, iniciada em janeiro deste ano, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) pôde realizar o planejamento da retomada da saúde na cidade para a normalidade. Esse retorno foi possível, gradativamente, com a redução de casos de infectados pelo coronavírus e com o avanço da imunização. Com isso, a Semus teve a possibilidade de fortalecer as ações de saúde, tais como a busca ativa de pacientes com hanseníase, tuberculose e outras doenças, bem como a vigilância contra a dengue e outras enfermidades.

Até a primeira semana de dezembro, período em que esse texto foi finalizado, mais de 400 mil doses das vacinas contra a Covid-19 já haviam sido administradas na Capital. Segundo o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RQDA), apresentado em agosto, a Saúde de Palmas realizou até aquele mês mais de 260 mil atendimentos na Atenção Primária e mais de 630 mil na Atenção de Média e Alta Complexidade.

Thiago Marconi, secretário da Saúde, afirma que a cidade passou por momentos difíceis devido à pandemia, mas conseguiu vencer as adversidades, sendo exemplo na gestão contra a Covid-19, sob a forte gestão e o comprometimento dos servidores da saúde. “A prefeita Cinthia Ribeiro foi firme em suas decisões, reduzindo a circulação das pessoas e investindo fortemente na Saúde de Palmas, onde todos pacientes que procuraram nossas unidades foram devidamente atendidos. Hoje estamos avançando na vacinação e retornando nossas unidades às atividades normais, porém fortalecidas por tudo que passamos”, completou.

Obras

Em 2021, a Semus inaugurou a Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf) Valéria Silva Paranaguá, em homenagem à ex-secretária municipal de Saúde, que morreu em março deste ano em decorrência de complicações por Covid-19. A obra possibilitou a ampliação do espaço para armazenamento de imunobiológicos utilizados pela rede municipal, dando reforço à campanha nacional de imunização contra a Covid-19.

A Semus também entregou a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada às margens da TO-050, para garantir a agilidade no atendimento à população e proporcionando tranquilidade para os trabalhadores da saúde desse serviço. Outra melhoria foi a inauguração do prédio da Unidade de Pronto Atendimento do Setor Sul, próximo à Avenida Tocantins, em Taquaralto.

Ainda estão sendo reformadas e ampliadas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Taquari, 307 Norte e 508 Norte. A Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul) passou por ampliação e recebeu mais leitos clínicos de estabilização para tratamento da Covid-19. Também já está em fase final de construção o prédio que abrigará um novo serviço para o município de Palmas que é o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi). Entre outras melhorias, a Semus também entregou a nova sede do Conselho Municipal da Saúde (CMS).