Secretários escolares participam de capacitação para realização do Censo Escolar

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 02 de junho de 2023 às 13:18

Principal pesquisa da Educação Básica, estatísticas servem de base para repasse de recursos do governo federal e planejamento das avaliações realizadas pelo Inep

Aconteceu nesta sexta-feira, 2, nos períodos matutino e vespertino, no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, a capacitação voltada aos secretários escolares acerca do módulo Matrícula Inicial de Alunos. Também foi realizado o cadastro de novos secretários no sistema Educacenso, por meio do qual, cada unidade poderá inserir as informações para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que apura dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula em todo o país.

A coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2023 teve início na última quarta-feira, 31 de maio, em todas as unidades de ensino da rede municipal. As informações foram prestadas on-line no Sistema Educacenso, e a migração dos dados deve acontecer até o dia 31 de julho. A última quarta-feira do mês de maio, Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, é a data de referência para a declaração das informações. 

Joselma Lorena, secretária no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Príncipes e Princesas, reconhece a importância de saber a realidade das famílias dos alunos e considera o Censo uma oportunidade para embasar ações e projetos que incluam familiares de acordo com sua condição. “A interação com a família é muito importante para a parte pedagógica nesta fase do desenvolvimento. Para implementarmos projetos eficazes aos pequenos, é necessário conhecer sua família”, considera.

Professora de carreira da rede de ensino, a secretária municipal da Educação, professora Fátima Sena, avalia o Censo como uma ação essencial para consolidar a qualidade da educação. “Este evento é de suma importância, pois as informações do Censo que irão embasar as políticas de educação devem ser fidedignas e precisas. Os servidores que assumiram este ano a função de secretário e irão participar pela primeira vez da coleta de dados não podem ter dúvidas na execução de seu trabalho”, ressalta a gestora.

 

Censo Escolar

Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

A divulgação dos dados finais está prevista para janeiro de 2024. Já a segunda etapa (Situação do Aluno) ocorrerá a partir de fevereiro do próximo ano, com a apuração das informações relativas ao movimento (quantos alunos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram) e ao rendimento dos estudantes (quantidade de aprovados ou reprovados), ao término do ano letivo.