Semed realiza consulta pública para elaboração de ementas do currículo diversificado do Ensino Fundamental

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 15 de abril de 2024 às 11:38

Sugestões podem ser feitas em formulário online até o dia 2 de maio; conteúdos diversificados incluem atividades pedagógicas e culturais

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza, até o dia 02 de maio, consulta pública para elaboração das ementas da matriz curricular relacionada à parte diversificada da Educação em Tempo Integral ofertada na rede pública municipal. As ementas curriculares são as diretrizes que os profissionais devem seguir para trabalhar os conteúdos da parte diversificada, que envolvem atividades pedagógicas e culturais como teatro, dança, jogos esportivos, dentre outros. O Caderno de Sugestões de Ementas dos Componentes Curriculares pode ser consultado aqui.

Segundo a superintendente de Gestão Escolar, Suiany Costa, a consulta pública foi pensada seguindo os parâmetros da Educação Integral em Tempo Integral no Brasil, instituída pela Lei n° 14.640/2023 e regulamentada pelas Portarias n°1.495/2023 e n° 2.036/2023, que assume o compromisso com a reorientação curricular. Nesse âmbito, consideram-se diversos aspectos no que tangem à ampliação, ao aprofundamento e ao acompanhamento pedagógico das aprendizagens prioritárias, relacionadas ao Currículo Diversificado.  “A partir disso, elaboramos um caderno com sugestões de ementas curriculares da parte diversificada para apreciação e sugestões da equipe pedagógica das unidades educacionais”, afirmou.