Semed realiza formação sobre Sistema de Avaliação Educacional e Educação Especial e Inclusiva

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed Palmas | Publicado em 26 de março de 2024 às 13:29

O ciclo de formação tem duração de três dias e é direcionado aos técnicos supervisores pedagógicos da rede municipal

A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) iniciou nesta segunda-feira, 25, um ciclo de formação para os técnicos supervisores pedagógicos da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal. O tema desta terça, 26, foi sobre amostragem dos dados coletados pelo Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep), ministrada pelo chefe da Divisão de Matemática, Marcos Ivon Silva. Neste segundo dia de formação também teve orientações sobre o atendimento educacional especializado das unidades escolares, com o técnico da Educação Especial, Guilherme Mota.

O terceiro dia de formação, a ser realizado na quarta-feira, 27, terá como temática o Sistema Integrado para Gestão Educacional (Sige), com palestra realizada pelo diretor de Informação e Tecnologia da Educação, Joneidson Marinho Lustosa. A Educação Especial e Inclusiva, que é um dos temas mais buscados pelos profissionais da rede, também foi tópico para o segundo tempo de formação.

O instrutor da formação Guilherme Mota utilizou cartilha da Educação Inclusiva, elaborada pela Semed para disseminar conhecimento a respeito da inclusão e educação especial no Município. Além de contemplar sobre o cenário atual da rede, “hoje tiramos dúvidas principalmente a respeito do outro público que está emergindo cada vez mais no cenário das nossas unidades e que também tem direito a inclusão, que são dos transtornos funcionais como: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e outros. Esse é um público que não está inserido na educação especial, tem uma legislação própria e orientações pedagógicas específicas para sua inclusão”, declara.

De acordo com a gerente de avaliação da Educação de Palmas, Nayjla Lane Ramos, o Saep é um sistema que proporciona um olhar ampliado, não só para as potencialidades, mas também para as fragilidades dos estudantes. “Ele alcança o potencial cognitivo, emocional e social dos educandos, gera subsídios até mesmo para o trabalho da Orientação Educacional das unidades de ensino que, com uma avaliação minuciosa e individual, podem construir ações que contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento de cada estudante, gerando condições para seu crescimento. Nosso papel enquanto Semed é levar esse olhar ampliado para as equipes gestoras dentro das unidades”, afirma a gerente.

A técnica supervisora pedagógica da Semed, Rafaela Alvez da Silva, ressalta a importância de receber essas formações e os temas abordados, em particular, os que destacam a educação especial, em decorrência da grande demanda. “Para nós, que trabalhamos diretamente orientando e supervisionando as unidades escolares, é rotineiro recebermos perguntas e questionamentos sobre como proceder em situações bem específicas. Precisamos estar bem preparadas para atender a alta procura. Assim poderemos dar encaminhamento aos trabalhos, de forma mais assertiva e efetiva”, pontua.

Leia tambémProjeto vencedor da 8ª edição da Fecit participará da Feira Brasileira de Iniciação Científica