Sesmu capacita motociclistas de entregas na Capital

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick | Publicado em 22 de setembro de 2021 às 15:17

Curso que faz parte da Semana Nacional do Trânsito termina nesta quinta, com aulas práticas e teóricas

Para que os motociclistas contribuam comum trânsito mais seguro, refletindo sobre uma nova forma de conduzir seus veículos, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) está realizando uma capacitação com 20 motociclistas que trabalham em uma das empresas de delivery da Capital e faz parte das  ações da Semana  Nacional do Trânsito que  acontece  até o dia 25 de setembro em todo o Brasil.

A capacitação, que começou nesta quarta, 22, termina nesta quinta, 23, com aulas teóricas e práticas no Instituto 20 de Maio e Feira da 307 Norte, com início às 8 e 10 horas, respectivamente.

Nesta quarta, os motociclistas receberam orientações dos agentes de trânsito, Josimar pereira e Hugle Carneiro, que abordaram sobre legislação de trânsito, previsão e decisão, os cuidados no trânsito, segurança no percurso, e como fazer uma frenagem segura.

O entregador Victor Vinissyuos da Silva Tavares trabalha a quase dois anos nas ruas de Palmas com delivery e sabe dos riscos que a profissão oferece. “A cautela, o cuidado e o respeito às leis de trânsito contribuem para nossa segurança e também para um trânsito mais seguro para todos.”

Os motociclistas também receberam dicas de segurança da equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). O guarda metropolitano Moacir Cidalino falou aos profissionais de delivery  sobre como se comportar diante de uma situação de assalto, roubo, e até mesmo como proceder e a quem pedir ajuda em caso de furto do  próprio veículo.

Após as aulas teóricas, os motociclistas se dirigiram ao cruzamento da Teotônio Segurado com a Avenida LO-09, onde o agente de trânsito Hugle Carneiro explicou como funciona o tempo do semáforo, como se posicionar junto à faixa de retenção, além do funcionamento do sistema de câmeras de segurança e radares nos cruzamentos.

Para o entregador Divino Alves, que já sofreu um acidente provocado  por um condutor que estava dirigindo e falando ao celular, a capacitação será fundamental para sua segurança. “É importante conhecer todas as regras de sinalização, mas principalmente como conduzir a moto de forma segura nas vias", disse.

Em seguida, 20 motociclistas participaram de aulas práticas na Feira da  307 Norte. Durante as manobras os condutores puderam localizar o ponto cego da moto com relação a outro veiculo, e como ter habilidade e controle durante uma frenagem brusca.

Para a gerente de Educação para o Trânsito da Sesmu, Kerlen  Parrião,   as ações  visam   chamar  a atenção da população sobre a necessidade de observar as normas de segurança e preservação da vida.

Programação da Semana Nacional do Trânsito

23 de setembro (quinta-feira)

Curso com 10 motociclistas entregadores do Tô no Lucro

Local: Instituto Vinte de Maio

Aula pratica: Feira da 307 Norte

24 de setembro (sexta-feira)

8h: Encerramento da Semana Nacional do Trânsito com ações educativas

Local: Feira da 304 Sul

29 de setembro (quarta-feira)

08h30: Ação Educativa com alunos do Centro Educacional Aquarela e no período vespertino às 16 horas.

Local: 405 Sul Alameda 12, lote 01