Solicitação de vagas para alunos novatos na rede municipal de ensino tem início nesta quarta-feira

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 09 de janeiro de 2023 às 12:58

Conforme o calendário para o ano letivo de 2023, a efetivação de matrículas pode ser feita até o dia 20

O período para que pais e responsáveis solicitem uma vaga para alunos novatos em uma das unidades da rede municipal de ensino tem início nesta quarta-feira, 11, e segue até o dia 13. Conforme o calendário para o ano letivo de 2023, a publicação da lista de alunos novatos será no dia 16 de janeiro e a efetivação de matrículas pode ser feita até o dia 20.

A solicitação da vaga é feita por meio do cadastro do aluno no Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas). Após o cadastro, os pais devem acompanhar a disponibilidade de vagas por unidade de ensino e a sua classificação na lista de espera para, então, efetuar a matrícula. São considerados os critérios especiais estabelecidos na portaria Semed Nº 730, de 18 de novembro de 2020, para a classificação do aluno.

O total de vagas ofertadas em toda rede municipal de ensino é de 47.092, sendo 39.687 para renovação de matrículas e 7.405 para alunos novatos, desde Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até os anos finais do Ensino Fundamental, em escolas de tempo parcial e integral.

Matrículas
Para efetivar a matrícula, os pais ou responsáveis devem comparecer na unidade educacional com os documentos pessoais da criança, declaração de transferência ou histórico escolar (exceto para Educação Infantil e Pré-escolar), foto 3x4 recente, fotocópia da certidão de nascimento, fotocópia do comprovante de endereço atualizado, fotocópia do cartão de vacinação atualizado (para crianças até 10 anos), fotocópia do cartão SUS, CPF, título de eleitor (para maiores de 18 anos) e carteira de reservista/CDI (para homens maiores de 18 anos).