Tutores dos programas de Residência da Fesp concluem curso de Planejamento Estratégico Situacional de Saúde

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 14 de dezembro de 2020 às 12:08

Após a capacitação, os tutores terão como tarefa a implantação do planejamento estratégico em seus territórios de saúde

Profissionais de Saúde que atuam como tutores do Programa Integrado de Residências em Saúde (PIRS) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) concluem nesta segunda, 14, a oficina de formação em Planejamento Estratégico Situacional para os tutores do modelo Gestão Integrada de Território. 

Durante a oficina, os profissionais tiveram a oportunidade de estudar as causas que levam ao desempenho das ações e discutiram as estratégias para a implantação do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Depois da capacitação, os tutores terão como tarefa a implantação do PES em seus territórios de saúde. “Com o planejamento bem elaborado, os tutores terão mais uma ferramenta de suporte para a construção dos indicadores, diagnóstico situacional, monitoramento e avaliação para melhorar a atuação dos analistas e gestores em saúde”, observou a coordenadora do curso, Socorro Sarmento. 

Ainda de acordo com a coordenadora, os técnicos que trabalham com o Programa de Educação em Saúde precisam constantemente se atualizar para que possam utilizar metodologias ativas de aprendizagem com qualidade no serviço de saúde. “O processo de trabalho das equipes está, muitas vezes, centrado no atendimento à demanda e na execução de alguns programas de saúde pré-definidos. O planejamento cotidiano, a maioria das vezes, é feito de forma intuitiva ou pouco sistematizada, por isso os tutores devem planejar as metas, executar, monitorar e avaliar as ações de promoção que melhorem a saúde da população”, explicou a coordenadora.