Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da GMP é referência no Connex em Pelotas

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick / Edição: Denis Rocha | Publicado em 15 de março de 2024 às 06:17

Evento aborda questões de violência, criminalidade e acesso à justiça

O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Júnior, participou de 12 a 15 de março, do Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção de Violências (Connex 2024), em Pelotas (RS), evento que aborda questões de violência, criminalidade e acesso à justiça. Promovido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o Connex é um encontro que reúne agentes e gestores públicos, organizações do terceiro setor, instituições de ensino, empresas e membros da sociedade com o objetivo de compartilhar e promover as melhores práticas em segurança pública e prevenção às violências. 

Na oportunidade o secretário fez uma explanação do Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas, que foi escolhido para ser apresentado como experiência exitosa de segurança pública preventiva e contou com a participação também do subinspetor da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Reinaldo Gomes dos Santos.

 

Programa

O Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da GMP funciona com três grupos, sendo a Escola de Música, Orquestra Jovem e Coral Jovem, todos da Guarda Metropolitana de Palmas, e é composto por um corpo docente com a seguinte estrutura. 

  • Coordenador, guarda metropolitano músico, dentre os de classe hierarquicamente superior 
  • Instrutores de música, guardas metropolitanos músicos 
  • Psicopedagogo
  • Músicos profissionais para a formação da banda base do coral

 

Quem pode participar?

Podem participar do programa crianças a partir de dez anos de idade e jovens de até 18 anos. A Lei prevê a possibilidade de permanência após os 18 anos, desde que seja como músico monitor, e é preciso passar por uma seleção e ter aptidão musical, além de estar regularmente matriculado em estabelecimento de ensino fundamental, médio, técnico, superior ou em cursos livres.