Ações educacionais voltadas à criança em Reggio Emilia surpreendem educadores palmenses

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 31 de março de 2014 às 18:53

O grupo de educadores de Palmas que visitou Reggio Children, em Reggio Emilia, na Itália, encerrou o primeiro dia de trabalho conhecendo uma das creches municipais da região, onde observou as possibilidades de construção das aprendizagens a partir da valorização das investigações que partem das curiosidades das crianças.

A comitiva palmense é composta por 30 educadores e também pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha e a secretária de Educação, Berenice Barbosa.

De acordo com a professora Edvânia Gregório, o grupo conheceu os espaços de sala de aula que contemplam experiências diferentes das vividas pelas crianças em Palmas, no intuito de compreender como criar perspectiva para trabalhar as “Cem linguagens da criança”, conforme nos convida Loris Malaguzzi, um dos fundadores e referência da abordagem em Reggio Emilia.

Segundo Edvânia, teve destaque, na opinião dos educadores, o espírito investigativo que as crianças desenvolvem mediante as vivências nos ateliês que estimulam à descoberta de si e do mundo.