Educação Inclusiva é a área mais buscada pelos servidores da rede de ensino para formação

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Secom - Redação | Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 15:35

Os dados foram retirados da pesquisa diagnóstica realizada pelo Setor de Avaliação, Estatística e Formação com 1.500 servidores

Visando a capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino, o setor de Avaliação, Estatística e Formação da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) apresentou nesta quinta-feira, 18, Plano de Ação da Escola de Formação Permanente da Educação de Palmas (EFPEP). Para criação desse plano de ação, foi realizada pesquisa diagnóstica com 1.500 servidores indicando áreas de maior interesse em formação continuada. A pesquisa mostrou grande interesse pela área da Educação Inclusiva.

O questionário foi disponibilizado para servidores de toda a rede, via formulário online, no período de novembro a dezembro de 2023. A pesquisa buscava respostas sobre formatos, carga horária e período de maior disponibilidade às formações ofertadas. Foram 94 cursos sugeridos e outras perguntas que ajudaram a construir o plano.

As dez áreas mais apontadas foram: Educação Inclusiva com 24,04%, Processo Ensino-aprendizagem com 15,03%, Apoio à Saúde Mental com 15,00%, A Brincadeira como Centro do Projeto Educativo com 11,06%, Letramento e Alfabetização com 11,04%, Aprendizagem e Desenvolvimento das Crianças na Primeira Infância com 11,04%, Atendimento Educacional Especializado com 9,02%, Currículo na Educação Infantil: Cotidiano e Participação com 9,01%, Inteligência Artificial para Fins Educativos com 9,00% e A Avaliação na Educação Infantil com 8,06%.

Qualificação do currículo

A Escola de Formação Permanente da Educação de Palmas (EFPEP) tem como proposta potencializar a formação continuada na rede, através do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação integradas ao currículo. Para a chefe da Divisão de Formação Permanente da Semed, professora mestre em Educação, Maria da Conceição, a construção conjunta do plano para as formações é uma conquista significativa. “A relação entre tecnologias e educação é cada vez mais estreita e mostra que a propagação, em larga escala, destas ferramentas em setores estratégicos da sociedade impõe uma mudança na formação de novas competências técnico-práticas para os profissionais envolvidos com a Educação. A escola vem para contribuir. Nossa meta para 2024 é formar 3.500 servidores da Rede”, destaca a educadora.

Outro dado importante constatado pela pesquisa indica que a maioria dos educadores do Município já possui especialização em sua área de atuação. Os dados apontam que 57% fizeram algum tipo de formação em 2023 e 39,6% responderam que buscam atualmente formação para mestrado. A partir dessa pesquisa será possível direcionar as formações para o ano de 2024, considerando que serão contemplados os três eixos formativos centrais: Currículo e Prática de Ensino na Educação Básica; Gestão Educacional e Valorização de Servidores e seus Sub-Eixos Formativos.

Texto: redação Semed

Edição: Juliana Matos / Secom