Alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves conhecem Tribunal de Contas do Estado

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 11 de abril de 2024 às 15:39

Visita é parte das atividades de aniversário da unidade, que recebe o nome do primeiro conselheiro e presidente da instituição

Estudantes da Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho visitaram na tarde desta quinta-feira, 11, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) para conhecer de perto a instituição e sua história, especialmente, por ter sido presidida em sua primeira composição pelo cidadão que empresta o nome à escola. Além de primeiro Conselheiro do TCE do Tocantins,  Antônio Gonçalves de Carvalho Filho também foi o primeiro presidente da Corte de Contas do Estado.

O professor de História Weslei Pires acompanhou os estudantes e disse que tudo começou com a ideia de construir a identidade da escola e da comunidade. “A partir deste ponto distribuímos as tarefas entre os alunos e formamos diversos grupos de trabalho para investigar a história da escola, a história da comunidade e nos deparamos com o nome Antônio Gonçalves, o patrono da nossa escola. Foi a curiosidade de conhecer melhor a sua história o principal motivo que nos trouxe aqui”, esclareceu o professor.

A biografia de Antônio Gonçalves, a história do Tribunal de Contas e outras curiosidades da sobre a escola serão apresentadas no próximo dia 27 de abril, data do aniversário da unidade educacional. “Estamos tentando construir em nossas crianças um sentimento de pertencimento, tanto em relação à escola, quanto à comunidade, porque a gente acredita que, além de construir esse espírito de identidade, a gente faz com que eles passem a se reconhecer melhor na escola e passem a ter uma visão mais colaborativa, com sentido do respeito, da participação e da preservação do patrimônio público”, declarou Weslei Pires.

A diretora Maria do Bonfim Nunes de Souza reforçou que a EM Antônio Gonçalves completa 18 anos e para comemorar é importante fazer esse resgate da história da escola. “Já recebemos os filhos do Antônio Gonçalves em nossa escola e, na ocasião, nos foi feito o convite para estarmos aqui no Tribunal de Contas para ter conhecimento de alguns pertences dele que ficam aqui no Tribunal de Contas, ja que ele foi o primeiro presidente dessa Corte de Contas e aqui estamos para poder conhecer esse material e conversar um pouco com os filhos dele que trabalham aqui”, relatou a diretora.

Graziela Silva Fernandes, do 9º ano, ficou encantada com tudo que viu e aprendeu durante a visita. “Eu achei que essa visita foi maravilhosa, foi uma experiência totalmente nova. Eu vi coisas muito bonitas e bastante novas que eu não conhecia ainda. E eu acho muito importante a gente ter esse conhecimento sobre o Antônio Gonçalves, porque a nossa escola recebe o nome dele. E ele foi uma pessoa muito importante para o Estado e para nós também", disse a estudante.

“É sempre muito prazeroso falar do nosso pai, principalmente, com quem quer saber da sua história, como é o caso dessa turma da escola que recebeu o nome dele. Isso traz lembranças boas que a gente tem dele. E toda vez que tem essa perspectiva de falar sobre ele, eu fico muito emocionada, porque a história dele foi de se doar. E isso nos enche de orgulho", relatou a filha do conselheiro, Ana Rosa Guimarães Fonseca, acompanhada do irmão Antônio Delfino Guimarães Sobrinho, ambos funcionários do TCE-TO.

Toda a visita foi guiada pela coordenadora do Centro de Documentação e Memória do TCE-TO, Márcia Barbosa. “Para nós, do Tribunal de Contas, é uma grande honra receber os alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves. A escola foi muito feliz com este nome porque ele foi um grande homem, um conselheiro de grande representatividade para o Tribunal de Contas e para o Tocantins. Ele participou da primeira composição desta Corte de Contas, foi o primeiro presidente e se manteve por dois mandatos consecutivos. O nome dele ainda é carregado com muito louvor, com muito respeito por esta Corte", afirmou a coordenadora.

Leia também:  Alunos da Escola Tom Jobim participam de oficina de fabricação de vassoura ecológica