Alunos fazem a colheita de milho plantado na ETI Eurídice de Melo

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação / Semed | Publicado em 23 de maio de 2023 às 14:39

Plantação foi orientada e acompanhada pelos técnicos do Projeto Germinar

Os espaços vazios da Escola de Tempo Integral (ETI)  Eurídice de Melo, localizada no Jardim Aureny II, foram ocupados nos dois últimos meses pela plantação de milho. E depois do tempo correto do cultivo, alunos, educadores e os técnicos do Projeto Germinar que orientaram e acompanharam de perto todos os processos da produção, começaram a colher as espigas.

Esta é a segunda colheita do ano. A primeira da safra foi realizada no bimestre passado pelos os alunos da escola. Todo o processo de plantio, cuidado com a terra e o cultivo são atividades práticas de algumas disciplinas do currículo escolar.

O coordenador do Projeto Germinar, professor Bonfim dos Reis Ferreira dos Santos, conta que por meio do plantio, os alunos aprendem na prática conteúdos de Matemática, de Língua Portuguesa, de Ciências da Natureza, além de interação e troca de saberes com os colegas e professores. “É sempre muito gratificante o ver o resultado. As crianças ficam entusiasmadas e se sentem parte importante no processo todo. Fica evidente que o projeto vem ajudando os alunos na compreensão de vários fatores fundamentais de cuidado com a terra e a natureza”, observou.

Para o grupo de alunos que participaram do início da colheita, várias lições foram repassadas durante o cultivo do milho. “A sensação de sair da sala de aula é maravilhosa e também ter a sensação de aprender mais do que já aprendemos em sala. Mexer com terra, aprender sobre como devemos plantar e o tempo de crescimento. Agora vamos comer nosso milho maravilhoso. Hoje, já fez parte do nosso cardápio e eu gostei demais”, descreveu a aluna Raquel Fontinele da Silva.

A diretora da ETI, Cícera Mota, conta que o plantio do milho safrinha teve início em março deste ano e os alunos participaram de todas as etapas do cultivo. Ajudaram na adubação e acompanharam atentos a lavoura durante as aulas práticas ministradas pelos técnicos do Germinar, bem como as teóricas pelos professores regentes. “Todo o milho colhido será ofertado aos alunos na forma de bolo, milho cozido, refogado, etc, enriquecendo a merenda escolar da nossa escola. Agora os nossos alunos e comunidade escolar vão se deliciar com vários pratos derivados do milho plantado por eles mesmos”, fala a gestora, lembrando que durante a semana a colheita continua.

Texto: Redação Semed

Edição: Secom Palmas