Atualização de caderneta de vacinas passa a acontecer em 22 salas de vacina da Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Juliana Matos | Publicado em 18 de março de 2021 às 12:29

Salas de vacina de unidades transformadas em sentinelas para Covid-19 foram remanejadas; confira a relação de unidades onde há salas de vacina para atendimento do público em geral

Com a transformação de oito Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital em unidades sentinelas exclusivas para Covid-19, a atualização da caderneta de vacinação passa a ser realizada em 22 USFs que se mantêm abertas para livre demanda. Nelas, o atendimento é feito das 7 às 17 horas. Desta forma, quem tem programado no cartão de vacinas um reforço da vacina antitetânica ou de febre amarela, por exemplo, pode buscar atendimento na sala de vacinas das seguintes unidades:

- Territórios de Saúde Kanela: USF 307 Norte (Arno 33); USF 409 Norte (Arno 44), USF 405 Norte (Arno 42), USF 603 Norte (Arno 71) e 403 Norte (Arno 41);

- Territórios de Saúde Apinajé: 508 N (Arne 64), 108 Sul (Arse 13), 210 Sul (Arse 24);

- Territórios de Saúde Xambioá: USF 207 Sul ( Arso 23), USF 806 Sul (Arse 82);

- Territórios de Saúde Krahô: USF 1003 Sul (Arso 101), USF 1206 Sul (Arse 122);

- Territórios de Saúde Karajá e Javaé: USF Novo Horizonte, USF Alto Bonito, USF Aureny II, USF Santa Bárbara, USF Laurides Milhomem, USF Morada do Sol, USF Bela Vista, USF Liberdade, USF Santa Fé e USF Taquari.

As salas de vacina destas unidades recebem regularmente vacinas do calendário regular de imunização. Enquanto a vacina contra Covid-19 vem sendo disponibilizada aos públicos-alvo prioritários em pontos estratégicos em datas previamente divulgadas no site da Prefeitura de Palmas.

"Os idosos que perderam a oportunidade de se vacinar nas ações com drive-thru podem procurar uma dessas unidades para agendar a aplicação em uma data posterior. Tanto o idoso como um familiar podem fazer esse agendamento na unidade mais próxima de casa, com exceção das sentinelas", explica a gerente de Ações Territoriais da Atenção Primária de Palmas, Maressa Ribeiro.

Referências Covid-19

Conforme amplamente divulgado, os atendimentos eletivos (agendados) nas unidades de saúde da Capital foram suspensos em razão da alta de casos da Covid-19. Desta forma, as unidades acima listadas também se tornaram referência para avaliação e atendimento de demanda espontânea de casos leves e moderados.

Em data a ser divulgada nos próximos dias, a USF José Hermes, no setor Lago Sul, passará a ser a referência para casos de urgências e emergências que antes iriam para a Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul). Assim, a UPA Sul se tornará exclusiva para atendimentos Covid-19, assim como a UPA Norte, desde agosto de 2020. Desde então, na região Norte, urgências e emergências têm o Centro de Especialidades Francisca Romana (antiga Policlínica da Arno 31) como referência.

USF Sentinelas (exclusivas para atendimentos respiratórios)

USF 503 Norte (Arno 61), USF 406 Norte (Arne 53), USF 403 Sul (Arso 41), USF 712 Sul (ASR-SE 75), USF 1004 Sul (Arse 101), USF 1304 Sul (Arse 132), USF Eugênio Pinheiro (Lago Sul) e USF José Lúcio de Carvalho (Lago Sul).