Confira as grandes obras e projetos iniciados em 2023 com previsão de entrega em 2024

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos/ Edição: Denis Rocha/Secom | Publicado em 04 de janeiro de 2024 às 09:07

Casa da Mulher Brasileira, Centro de Comercialização de Produtos Associados ao Turismo, Centro de Cultura e Arte, Avenida LO-9, entre outros

Enquanto o ano de 2023 foi um ano de impulsos importantes para o crescimento de Palmas com grandes obras concluídas. Para 2024, a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), também tem muitos projetos importantes para arrematar, como a Casa da Mulher Brasileira, o Centro de Comercialização de Produtos Associados ao Turismo, o Centro de Cultura e Arte, e a Avenida LO-9, entre outros.

Avenida LO-9

A obra da requalificação da antiga pista do aeroporto de Palmas, a Avenida LO-9, é uma delas. Iniciada em agosto de 2023, entra em 2024 com 50% do projeto já executado e grandes expectativas pela entrega de toda infraestrutura repaginada. São mais de R$ 10 milhões sendo convertidos em macro e microdrenagem pluvial, estacionamentos pavimentados, canteiro central com postes de iluminação pública de maior eficiência e economicidade (LED), calçadas com acessibilidade e áreas de convivência com paisagismo.

Taquaruçu

Em Taquaruçu, o Centro de Cultura e Arte (CCA) ganhou altura e forma, já com 68% da sua estrutura executada. O distrito agora começa a ver a preparação do terreno da grande praça do Centro de Comercialização de Produtos Associados ao Turismo, cuja drenagem foi concluída. Serão grandes empreendimentos com conclusão programada para 2024 que vão qualificar a infraestrutura turística e cultural do local.

Parque Cesamar

Na região central, o Parque Cesamar, grande ponto turístico e de encontro das famílias palmenses, vai ganhar um presentão. Será concluído o circuito externo da pista de caminhada e ciclovia de 6 km de extensão, com investimentos de R$ 5 milhões e a modernização de toda infraestrutura de iluminação pública, com recursos de R$ 1 milhão.

Novidades

Outras novidades para a comunidade são as praças públicas da Arso 22 (205 Sul) e da Arse 121 (1204 Sul), já em execução. São R$ 2 milhões aplicados na construção das duas praças. A sede própria da Casa da Mulher Brasileira, outro equipamento que está sendo erguido na Av. NS-2, próximo à sede do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). O investimento público é de R$ 5,5 milhões.

Além disso, projetos ou licitações em andamento trarão novidades em 2024, a exemplo do projeto da nova sede do Poder Executivo e Legislativo, na Av. Teotônio Segurado, no Paço Municipal, que está em licitação. A Seisp arrematará no próximo ano também a revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e do Plano Municipal de Drenagem Pluvial que, realizaram em 2023, as etapas de audiências e estudos internos do plano anterior. A versão final do Plano Municipal de Drenagem Pluvial será publicada em breve. A atualização desses planos vai trazer metas e prioridades para investimentos e melhoria pelos próximos 20 anos para a Capital.

Leia também: Prefeitura de Palmas fecha 2023 com equipamentos e asfalto novo em vários pontos da Capital