Divulgada lista dos aprovados para o festival que acontecerá em setembro

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 18 de agosto de 2023 às 15:17

Todos devem obrigatoriamente participar dos cursos de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos e Empreendedorismo

A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), divulgou na noite da quinta-feira, 17, no Diário Oficial do Município, os 38 pratos aprovados o 17º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que acontecerá de 6 a 10 de setembro, no Distrito de Taquaruçu. Confira o diário aqui.

As 47 vagas na competição foram divididas, conforme o edital, em cinco categorias: nove ‘Comidinhas Salgadas’, nove ‘Pratos Salgados’, nove ‘Pratos Doces’, quatro ‘Food Truck’ e cinco ‘Rota Gastronômica’. No entanto, considerando a nota média de 70 pontos, nem todas elas tiveram inscritos suficientes, preenchendo apenas 41 vagas. Para completar o quantitativo de participantes, nove outros competidores deverão ser convocados em breve.

O presidente da Agtur, Giovanni Assis, ressalta a importância da próxima fase, os cursos de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos e Empreeendedorismo, que acontecerão nos dias 22 e 23 de agosto. “O festival virou uma vitrine para os empreendedores da gastronomia na nossa cidade, por isso, é importante a análise rigorosa dos jurados, agora na próxima etapa, os aprovados classificados passarão por formação para garantir que estejam trabalhando dentro das normas sanitárias, e que possam ter sucesso nos seus empreendimentos”, ressaltou. A Agtur destaca que todos os classificados devem obrigatoriamente passar pelos cursos de qualificação.

As capacitações de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos e Empreendedorismo serão realizados no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, conforme publicado no Diário Oficial do Município. Os concorrentes devem apresentar o certificado de conclusão de sua participação, sob pena de desclassificação. A lista final de que estará no FGT será divulgada após estes cursos.

17º FGT

O evento será realizado de 6 a 10 de setembro, em Taquaruçu, com participação de 47 concorrentes. Este ano, dentre as novidades anunciadas pela Prefeitura de Palmas há a ampliação da categoria vegetariana, para 'Saúde e Bem-estar', que estende as opções de preparações para intolerantes a lactose e para o público que busca por opções light e diet.

E, por fim, o aumento no valor das premiações, passando de R$ 72 mil para R$ 114 mil. Agora serão R$ 10 mil para os primeiros lugares, R$ 6 mil para os segundos lugares, e R$ 3 mil para os terceiros, em cada categoria.

Para mais informações, o edital completo pode ser consultado aqui .

Categoria Comidinha Salgada
Participante                                                           Nome do Prato
01-Marleide Gonçalves Borges                              Fervedouro de Chambari
02-Samira Regina dos Santos                               Churros Jalapão