FMA leva barraca da Sustentabilidade ao Festival Gastronômico de Taquaruçu

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 01 de setembro de 2017 às 16:04

A expectativa é de que os participantes descartem o óleo utilizado para o Programa Renova Palmas, que destina este tipo de resíduos para programas sociais que trabalham com a produção de sabão, objetivando a geração de renda.

Com a perspectiva de arrecadar uma quantidade recorde de óleo usado, para reciclagem, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) participa a partir do dia 6 de setembro da 11ª Edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). A Barraca da Sustentabilidade e a estação itinerante do Coleta Palmas serão instalados no evento, para conversar, apresentar e sensibilizar a população a aderir a práticas sustentáveis em todas as áreas da vida.

A Barraca da Sustentabilidade, segundo explicou o secretário executivo da FMA, Giovanni Assis, é um espaço projetado para agregar informações da política ambiental do Município e levá-las ao cidadão de forma simplificada. “Na Barraca, apresentamos exposições fotográficas sobre temas atuais envolvendo o meio ambiente local”, disse Giovanni Assis.

Porém, a atividade que mais tem atraído os visitantes, nos eventos em que este espaço foi montado, é o Programa Renova Palmas, que consiste na troca de um litro de óleo, por uma muda de árvore produzida pelo Viveiro Educador. Essas plantas são de espécies frutíferas e nativas do Cerrado. “Temos alcançado aprovação do público, que cada vez mais adere a práticas saudáveis e sustentáveis”, informou o secretário executivo.

Um contato prévio já foi realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental da FMA e os organizadores do FGT, para que o descarte do óleo utilizado pelos participantes do Festival seja feito para o Renova Palmas.

“O Renova Palmas é um braço do Programa Coleta Palmas. O óleo recebido é destinado a programas sociais, para a fabricação de sabão, que pode ser vendido e revertido em renda para os beneficiários desses programas”, explicou o presidente da Fundação de Meio Ambiente, Evercino Moura dos Santos Júnior. Ainda de acordo com ele, esta ação, além de ser um benefício para usuários de programas sociais, ainda tem um bônus adicional, que é o de ser uma atitude de grande potencial sustentável. “O óleo de cozinha e similares são resíduos de mais difícil descarte, pois se despejado em pias, banheiros pode causar entupimentos na rede de esgoto causando transtornos e prejuízos”, ponderou.

Coleta Palmas

O Programa Coleta Palmas é resultado de um longo estudo sobre a gestão de resíduos no Município e se concretizou como uma ação da Fundação Municipal de Meio Ambiente, encampada pela primeira-dama Glô Amastha. Ele é formado por três tipologias.

A primeira prevê seis estações de coleta com quatro containers caracterizados, para receber três tipos diferentes de materiais: plástico, papel/papelão  e metal. Também tem uma estação de coleta itinerante, que percorre todos os grandes eventos da Capital, incentivando à correta separação de resíduos.

No segundo formato, são dois containers azuis, para a separação e coleta de resíduos secos. E no terceiro, são pontos formados caçambas (do tipo tira-entulho), também para a separação e coleta de resíduos secos.

O programa tem como parceiros as Secretarias Municipais da Educação, de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Energias Renováveis, de Desenvolvimento Econômico, da Comunicação, a Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Fundação de Juventude além da própria Cooperan, Ascampa e Associação Tocantinense de Empresas Transportadoras de Entulhos, Reciclagem e afins (Asteter).

Edição: Lorena Karlla