Fundação de Meio Ambiente e Granol inauguram projeto de Reciclagem de Óleo Residual

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 04 de dezembro de 2020 às 21:01

População demonstra adesão à ação já no primeiro dia de funcionamento e leva óleo para descarte no ecoponto da feira da 304 Sul

A adesão da comunidade ao projeto de Reciclagem de Óleo Residual, que integra programa Renova Palmas, já pôde ser percebida durante o evento de lançamento do projeto realizado na tarde desta sexta-feira, 04, na Feira Coberta da 304 Sul (Arse 31). Feirantes e frequentadores do espaço trouxeram uma quantidade expressiva de óleo e disseram que bons projetos são sempre bem recebidos pela comunidade. 

Dona Maria Aparecida, 40 anos, consultora de venda, levou oito litros de óleo usados para depositar no ecoponto. “Em nossa casa, eu já guardava esse resíduo em garrafas pets e depois doava para fabricação de sabão, mas não tinha uma regularidade. Com este projeto agora é bem mais prático”, avaliou. Já Nilson Araújo, proprietário de restaurante, depositou mais de 12 litros no ecoponto e avaliou a iniciativa municipal como muito proveitosa. “Agora sabemos para onde destinar esse resíduo”, concluiu.  

A empresa Granol, parceira do projeto, realizou uma ação específica para a inauguração, que foi a doação de um litro de óleo para cada pessoa que levou quatro litros de óleo para serem reciclados. Como ação permanente, a empresa se comprometeu a apoiar os programas ambientais do Município, contribuindo para o fortalecimento da política de resíduos sólidos em Palmas.

A inauguração do ecoponto contou com a participação da presidente da FMA, Jacqueline Vieira, da líder da prefeita Cinthia Ribeiro na Câmara, vereadora Laudecy Coimbra e do representante da Granol, Jordel Machado.  

Na ocasião Machado falou sobre a importância do reaproveitamento deste tipo de resíduo. “A empresa recebe este óleo e o transforma em um combustível menos poluente, o biodiesel. Nossa intenção é em breve poder ampliar esta parceria”, comentou.  

Já a vereadora Laudecy Coimbra parabenizou o município pelo projeto. “São iniciativas como estas que precisamos, de cuidado com o meio ambiente e com o futuro de nosso planeta. A Prefeitura de Palmas está de parabéns”, avaliou. 

A presidente da FMA, Jacqueline Vieira, explicou que o projeto de Reciclagem de Óleo Residual é um braço do Programa Renova Palmas, destinado à gestão de resíduos da Capital. “Precisamos de um projeto permanente de gestão de resíduos, saber como vamos descartar o que produzimos, de forma a causar o menor impacto ambiental possível. Desejo que esta seja uma ação que continue e que a comunidade adote esse hábito em sua rotina”, comentou. 

O projeto de Reciclagem de Óleo Residual é uma iniciativa da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceria com a empresa Granol e está estruturado por contêineres para recebimento exclusivo do óleo usado, que deve ser encaminhado para transformação em biodiesel. 

O Ecoponto da Feira da 304 Sul é formado por quatro contêineres, cada um com capacidade para receber até 1000 litros de óleo. Além do ecoponto da 304 Sul, outros cinco locais de recebimento deste tipo de resíduo entrarão em funcionamento. 

Sempre que os contêineres estiverem cheios, o material será levado ao ecoponto central, que será instalado no Horto Florestal (Viveiro Municipal), e de lá o material será recolhido pela Granol para transformação em biodiesel. A contrapartida da empresa será o apoio aos projetos de preservação ambiental da FMA. 

Óleo residual 

Os ecopontos de coleta do óleo residual são alternativas fundamentais para a gestão de resíduos, principalmente no meio urbano, uma vez que basta um litro de óleo descartado de forma incorreta – em pias, ralos e similares, para contaminar até 25 mil litros de água, segundo apontam estudos da área.  

Entre as principais consequências estão a morte de peixes, e outras espécies, contaminação e sujeira do solo. Este resíduo também pode acumular-se nas paredes dos canos e reter outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá infarto do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos.  

Parcerias 

Além da parceria com a Granol, a Fundação de Meio Ambiente espera também que a comunidade de Palmas se envolva neste projeto e assim contribua para o município conseguir implementar de forma mais eficiente suas políticas públicas de gestão de resíduos.  

A expectativa, segundo explica a presidente da FMA, Jacqueline Vieira, é que empresas do ramo de alimentação, microempreendedores e cidadãos em geral adotem o hábito do acondicionamento correto do óleo usado e descarte nos ecopontos.  

Programa Renova Palmas 

O Renova Palmas é o programa que norteia a política de gestão de resíduos de Palmas e inclui quatro projetos, que estão em fase de desenvolvimento: Reciclagem de Óleo Residual, Coleta Seletiva de Recicláveis, Compostagem da Fração Orgânica e Implementação da Cadeia de Logística Reversa.