Fundação do Meio Ambiente doa mais de 18 mil mudas de árvores em 2021

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 26 de julho de 2022 às 15:19

Cidadão palmense pode retirar gratuitamente mudas de espécies nativas e típicas do Cerrado para utilizar em projetos de arborização

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) tem presença marcante nos projetos paisagísticos e de arborização da cidade, contribuindo por meio do programa ‘MudaClima’ para preservar, ampliar e recuperar a flora nativa do município. Só em 2021 foram doadas 18.545 mudas de árvores.

No Viveiro Municipal o cidadão palmense pode retirar gratuitamente mudas de espécies nativas e típicas do Cerrado para utilizar em projetos de arborização residencial, tanto na zona urbana quanto rural.

Já as empresas podem solicitar a parceria da FMA para realizar projetos de arborização que visem ampliar a presença de vegetação no entorno de suas instalações, bem como para executar projetos de compensações ambientais.

As 18.545 mudas doadas no ano passado, foram produzidas com recursos próprios, pelo Viveiro Municipal. Destas, 11.353 foram doadas à população de Palmas, 2.502 foram destinadas ao planto realizado pela Defesa Civil de Palmas em projetos de áreas atingidas por queimadas, 990 foram utilizadas em projetos da Prefeitura; 1.500 foram doadas aos municípios de Gurupi e Porto Nacional e do total foram descartadas duas mil mudas que não se desenvolveram adequadamente

As espécies produzidas pelo viveiro em 2021 foram açaí, angico, Gonçalves Alves (gonçalavo), ingá feijão, ingá de corda; ipês amarelo, roxo, rosa e branco; jatobá do cerrado, pau ferro, copaíba marmelada do cerrado, oiti, mogno brasileiro, cajá, caju, fava de bolota, cupuaçu, bacaba, guapeva jenipapo, mangaba e aroeira.

As doações de mudas à população ocorrem no Viveiro Municipal (Horto Florestal) de Palmas, localizado na AVSO 40, Avenida LO-09, esquina com a Avenida NS-01, às terças e quintas-feiras, no período das 8 às 12 horas.

A FMA disponibiliza até cinco mudas por moradores das áreas urbanas e até dez para áreas rurais. Em ambos os casos será necessária a comprovação de endereço. A recomendação da FMA é que o plantio seja realizado no período das chuvas, pois assim se evitar a necessidade de que a planta seja regada ou irrigada.

Texto: Georgethe Pinheiro - SECOM/Palmas

Edição: Secom/Palmas