Graciosa e lago de Palmas foram cenário de provas de alto rendimento do triathlon neste domingo, 10

Fundação Municipal de Esportes e Lazer

Autor: Juliana Matos | Publicado em 10 de junho de 2018 às 15:23

Primeiros colocados da elite nacional concluíram prova com tempo de 57:22 (masculino) e 01:05:22 (feminino). Atleta local, Giovanna concluiu prova com 01:08:03

Giovanna Lacerda, 16, foi a tocantinense com melhor resultado no Copa Triathlon Brasil (Triathlon e Paratriathlon), realizado na manhã deste domingo, 10, na Praia da Graciosa, em Palmas. Ela, que foi campeã mundial escolar em 2017, venceu neste domingo a prova feminina da categoria Junior e conquistou segundo lugar na classificação geral feminina entre atletas de elite.

"Buscava o primeiro lugar mas tive problema no ciclismo, porém, com bom resultado na natação consegui garantir um bom resultado", disse a jovem. "Competir em casa é sempre bom para mostrar à família e aos amigos o porquê treinamos tanto", finalizou.

A jovem concluiu a prova com tempo de 01:08:03. Outros tocantinenses mais bem classificados foram, na classificação geral masculino, Rafael Felipe (9°), José Hamilton dos Santos (10°) e Yure Lacerda (14°).

"Conseguir um bom resultado nos dá motivação para seguir no esporte buscando sempre mais desafios que são o melhor do triathlon", disse Luma Guillen (SP).

Edivanio Monteiro (SP) avaliou a prova como satisfatória. "Já esperava o sol forte, mas isso não dificultou. Consegui imprimir um ritmo forte que garantiu o resultado. Gostei de vir a Palmas. Isso que é uma das coisas especiais do triathlon em nos permitir ir a competições e poder conhecer lugares de todo o Brasil e de fora".

Campeonato Infantil

A Praia da Graciosa também recebeu a Campeonato Infantil de Triathlon, com atletas de 8 a 14 anos, em 13 categorias, promessas do esporte.

Evellin Pedra veio de Pernambuco acompanhar o filho mais velho Guilherme Henrique Pedra, 10, de quem não desgrudou os olhos durante a competição. "Ele pratica triathlon há um ano e já tem bons resultados. Sabemos que ele gosta, enxergamos o esporte como um investimento para o futuro dele. Por isso a família sempre se organiza para ajudar", disse a mãe. Guilherme conseguiu a primeira colocação na categoria 10 anos.

Mesmo quem não subiu ao pódio contou com o apoio da torcida de casa antes mesmo do nascer do sol. A família e amigos do Israel Martins, 13 anos, de Palmas, estava em peso na competição acompanhando o atleta. "Incentivamos ele porque ele gosta muito e porque vimos que ele adquiriu compromisso com rotina e horários com o triathlon", disse a mãe Nilvelena Martins. "Quero investir para crescer no triathlon. Dentro das provas, gosto mais do ciclismo e de treinar no lago e na Praça dos Girassóis", disse Israel.

Os resultados oficiais de todas as categorias das competições serão divulgados no endereço eletrônico da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) (http://www.cbtri.org.br).

Competição em Palmas

As provas se iniciaram às 6 horas com percurso de 750 metros de nado no lago, 20 km de bicicleta de bicicleta e outros 5 km de corrida na Ponte da Amizade Fernando Henrique Cardoso para as categorias Alto Rendimento, Categorias de Idade e Paratriathlon. "Apoiar competições como estas é muito importante para nós porque mostram como Palmas é valorizada para eventos de grande destaque no cenário esportivo brasileiro", disse a prefeita Cinthia Ribeiro.

O empenho da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), em apoiar competições esportivas recebeu o reconhecimento da organização dos eventos esportivos, que sinaliza interesse em trazer a Palmas mais etapas do circuito nacional.

"Os eventos em Palmas são muito bem organizados. Este ano a Prefeitura nos deu um amparo incondicional que fez toda diferença. A ideia é trazer eventos do circuito nacional ao menos uma vez ao ano. Sabemos que o clima é quente, mas a localização de Palmas favorece a vinda de atletas de todo o Brasil e a cidade nos oferece uma paisagem incrível para as competições", adiantou o gerente de eventos da CBTri, Schubert Abreu.

Outras parcerias

As competições também receberam apoio do Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Marinha do Brasil, Intensicare, Angiomed, Azione Fotografias, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Drone Sky, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Batalhão da Polícia Militar Rodoviário e de Divisas e Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, etc. O evento é patrocinado pela Investco S.A.

Confira os cinco primeiros colocados na classificação geral entre atletas da elite do esporte

Feminino

I - Luma Guillen (Sub-23)

II - Giovanna Lacerda (Júnior)