Palmas é escolhida para representar a FNP em projeto de sustentabilidade

Gabinete da Prefeita

Autor: Márcio Greick | Publicado em 20 de fevereiro de 2018 às 13:28

O projeto é implementado pelo Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com a ONU - Habitat, e financiado pela União Européia

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), assina na tarde desta terça-feira, 20, às 15 horas, no Gabinete II, na sede Ipup, em Palmas, o Termo de Adesão à segunda fase do Projeto Urban Leds, que visa promover o desenvolvimento de baixo carbono nos municípios e consolidar as políticas de clima nessas cidades. O projeto é implementado pelo Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com a ONU- Habitat, e financiado pela União Européia.

A assinatura contará com a presença do secretário executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo de Oliveira Perpétuo, representando o presidente Roberto Jacobi, do secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre, do secretário extraordinário de Projetos, Captação de Recursos e Enérgicas sustentáveis, Fabio Frantz.

A assinatura do Termo de Adesão entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Iclei-Governos Locais tem como meta a promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono (Urban Leds), em países de economia emergente e países menos desenvolvidos e na América do Sul vai contemplar Brasil e Colômbia.

Em função de sua liderança em eficiência energética, por meio de o programa Palmas Solar, Palmas foi a cidade escolhida para representar o projeto junto à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), juntamente com Campinas/SP, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para o fortalecimento de questões voltadas à promoção local da sustentabilidade, de qualidade urbana e proteção ambiental.

De acordo com o secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre, o aditivo e para levar boas experiências no âmbito do Projeto Urban Leds, para outras cidades brasileiras. “Um desses bons exemplos de uma boa prática é o projeto Palmas Solar para que nós possamos levar essa experiência para outras cidades brasileiras e latino-americanas”, disse.

O objetivo é oferecer aos municípios selecionados uma metodologia para integrar estratégias pelo clima em todos os setores de planejamento urbano e desenvolvimento. Nessa segunda etapa, que se estende até 2021, a proposta é promover a sinergia entre políticas locais e nacionais, e disseminar novas experiências de sucesso, modelos de negócios e projetos de financiamento, além de apoiar no desenvolvimento de políticas locais para o enfrentamento à mudança climática.

O secretário executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo, destacou a importância da Capital em disseminar experiências de sucesso. “Palmas foi escolhida em função de sua liderança em eficiência energética, por meio do Programa Palmas Solar”, disse.

Fazem parte do projeto as cidades Recife/PE, Fortaleza/CE, Belo Horizonte/MG, Betim/MG, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e Sorocaba/SP.