Plantio de árvores em Palmas marca terceiro dia da Semana do Meio Ambiente

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 08 de junho de 2022 às 19:10

As mudas desta quarta-feira, se juntam a 21 palmeiras plantadas anteriormente pela; novos plantios serão realizados quando se aproximar o período de chuvas, até que o Parque esteja totalme

O plantio de 21 árvores nativas do Cerrado, entre as quais fava de bolota, angico, ipês amarelos e rosas, dentre outras, foi a atividade que marcou o terceiro dia da Semana Ambiental, realizada pela Fundação Municipal de Palmas (FMA). A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira, 08, e marcou a entrega do Parque das Artes, legado da ‘Mostra Janelas Casacor’ para a comunidade e que está sendo implantado em parceria pela coordenação da Mostra, FMA e Fundação Cultural de Palmas (FCP).

O presidente da Fundação de Meio Ambiente, Fábio Chaves plantou uma muda de angico. Já a árvore plantada pelo presidente da Fundação Cultural, Giovanni Assis, foi uma fava de bolota. As árvores plantadas pelas diretoras da Casacor, Patrícia Schüller e Cris Scaramuna, foram angico.

As mudas plantadas nesta quarta-feira, se juntam a 21 palmeiras cultivadas anteriormente pela Mostra. Os novos plantios serão realizados quando se aproximar o período de chuvas até que o parque esteja totalmente arborizados. O Projeto do Parque das Artes é assinado pela engenheira agrônoma e paisagista, Iemíria Rezende.

A Fundação de Meio Ambiente e a Casacor ainda assinaram um termo de cooperação para implantação de um ecoponto de coleta seletiva, para recebimento de papel/papelão, plástico, metal e óleo de cozinha usado.

Na ocasião, o presidente da FMA, Fábio Chaves, destacou que o novo parque é mais uma opção de lazer e cultura para a cidade, além de ser um importante marco ambiental. “É nosso ideal levar ações que despertem o interesse da população para as questões ambientais e poder trabalhar alinhado com a ‘Exposição Janelas Casacor’ está sendo uma oportunidade ímpar de, na prática, realizarmos um trabalho em parceria entre a iniciativa provada e o poder público”, observou.

Palestra

A programação deste terceiro dia da Semana de Meio Ambiente ainda contou com uma palestra ministrada pelo coordenador do Projeto ‘MudaClima’, Roberto Campos, que falou sobre a arborização da cidade, incluindo os efeitos no clima e a importância de preservar a flora nativa e de se optar por essas espécies em projetos de recuperação ambiental, nas zonas urbanas e rurais.

Campos explicou que para atender os projetos de plantio de Palmas, também de proteção e recuperação ambiental, quanto paisagístico e ainda atender demandas da comunidade a Prefeitura mantém, por meio da FMA, um viveiro de produção de mudas, que inclui desde a coleta de sementes até a execução de plantio na cidade.