Prefeita Cinthia Ribeiro e alunos de escolas municipais comemoram Dia do Exército

Gabinete da Prefeita

Autor: Juliana Matos | Publicado em 19 de abril de 2018 às 12:23

Cerimônia reuniu autoridades militares, forças de segurança e instituições locais em reconhecimento ao papel da corporação

Estudantes da Capital assistiram na manhã desta quinta-feira, 19, à cerimônia militar em comemoração ao Dia do Exército no 22° Batalhão de Infantaria (BI) do Exército Brasileiro no Tocantins, em Palmas. A cerimônia foi prestigiada pela prefeita Cinthia Ribeiro. A pequena Sophya Rodrigues, de oito anos, da Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, assistiu à cerimônia de 370 anos da corporação e disse que gosta de estudar em uma escola que lhe permite aprendizado de valores do Exército. “Com eles aprendi o que é organização. Quero um dia me alistar e poder trabalhar como eles em missões com as pessoas”, disse.

A admiração que a pequena Sophya demonstra pelo Exército é sinal de que o trabalho pedagógico integrado entre Exército inspira confiança entre os alunos. Segundo a prefeita, esse é um dos motivos para se ressaltar nesta data o reconhecimento e a importância da instituição militar para a sociedade. “Essa parceria do Exército conosco vem enriquecer nosso trabalho na educação municipal porque, assim como as demais instituições parceiras, vem oferecer um suporte disciplinar e de apreço pelo patriotismo. Mais do que isso, vem fortalecer uma visão de cidadania que se desperta nas nossas crianças”, afirmou a prefeita.

Cinthia adiantou, em seguida, que já está sendo articulada nova parceria com o Exército Brasileiro e Marinha do Brasil para garantir apoio dos militares na execução de reparos na estrutura física das sedes dos sete Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Palmas.

O comandante do 22º BI, tenente-coronel Athos Roberto Souza, lembrou que todo trabalho executado pelo Exército vem enriquecer a integração da corporação com a comunidade. “Para nós não existe sociedade civil e sociedade militar. Somos todos uma só sociedade com um braço armado pronto para apoiar a sociedade e por isso agradecemos esse momento de reconhecimento do trabalho que fazemos”, afirmou durante a cerimônia.

Participaram do evento o secretário de Educação, Danilo de Melo, secretário de Relações Institucionais, Eduardo Mantovan, a secretária de Segurança e Mobilidade, tenente-coronel Welere Gomes, a secretária de Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, e representantes de órgãos estaduais e federais.

Parceria com educação

Sobre o trabalho realizado na ETI Caroline Campelo, que no setor Santa Fé atende cerca de 1.300 crianças e adolescentes em parceria com o Exército, o comandante afirmou: “somos realmente atuantes nessa política da força integrada à sociedade, especialmente como nesse caso, por meio da Associação de Amigos do Batalhão, acabamos tendo essa oportunidade, que nos deixa bastante prestigiados”, finalizou.

Também prestigiaram a celebração do Dia do Exército estudantes das escolas: ETI Almirante Tamandaré (parceira da Marinha do Brasil), ETI Padre Josimo Tavares, ETI Anísio Spínola Teixeira (parceira da Polícia Rodoviária Federal), Cemil Margarida Lemos (parceira do Corpo de Bombeiros), Escola Municipal Monteiro Lobato, Escola Municipal Mestre Pacífico, Escola Municipal Darcy Ribeiro e Centro de Ensino Médio Tiradentes.

Medalhas

Na ocasião foram entregues medalhas a cidadãos civis e militares em reconhecimento a bons serviços prestados em prol do Exército Brasileiro. Foram homenageados com medalhas do Exército o consultor jurídico da União no Estado do Tocantins, André Luís Rodrigues de Souza, e o superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Lúcio Silva Alfenas.

A medalha militar de prata, por 20 anos de serviços militares prestados, foi destinada ao 1º sargento Fábio Henrique Vasconcelos; a medalha de corpo de tropa com passador de ouro foi entregue ao subtenente Marco Antonio Queiroga e ao subtenente Cleverson de Matos; a medalha de corpo de tropa com passador de bronze foi entregue ao 2º sargento Rodrigues Soares Carvalho; a medalha de serviço amazônico de ouro com passador de ouro foi entregue ao 1º sargento Waldomiro de Santiago Vasconcellos e a medalha do serviço amazônico de prata com passador de prata, ao 1º sargento Fábio Henrique Vasconcelos e ao 2º sargento Rodrigues Soares Carvalho.

(Edição e postagem: Iara Cruz)