Prefeitura de Palmas começa obras de ampliação e adequação da USF José Hermes; unidade receberá ala de urgência da UPA Sul

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação/Semus | Publicado em 14 de março de 2021 às 07:37

Obra será entregue no final deste mês; local será ampliado de 573m² para 674m²

Começaram neste sábado, 13, as obras de adequação e ampliação da Unidade de Saúde Família (USF) José Hermes, no Setor Sul, para abrigar a ala de urgência da Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul). A obra tem previsão de entrega para final deste mês e ampliará a área do local de 573m² para 674m².

A mudança é necessária devido ao alto número de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, que têm utilizado os serviços da UPA Sul. Desta forma, a unidade atenderá, com exceção dos casos de emergência encaminhados via Samu, apenas os pacientes infectados e suspeitos para o vírus, como é o caso da UPA Norte.

A ampliação contemplará a construção de mais seis setores, sendo duas salas de repouso, sala de estabilização, posto de enfermagem, almoxarifado, farmácia e guarda temporária de cadáveres. Além disso, a unidade contará com a correção do telhado, pintura, bem como a parte elétrica e hidráulica.

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que o serviço de emergência considera condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo, portanto, tratamento médico imediato e em ala isolada do espaço de estabilização de pacientes com Covid-19. Já a urgência é uma condição imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.

Obra

Na última terça-feira, 9, a obra de expansão da UPA Sul, executada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), foi concluída e entregue à Semus, que providenciará a instalação de 11 leitos de estabilização no local.

Desde domingo, 7, estão em operação mais nove leitos de estabilização na unidade, que, somados aos sete existentes, totalizam 16 em funcionamento. Esses nove leitos fazem parte dos 40 novos leitos anunciados pela Prefeitura de Palmas, sendo 33 para a UPA Sul. A adequação na USF José Hermes possibilitará a abertura de outros 13 leitos na UPA Sul, totalizando assim 33 novos leitos na unidade.

A comunidade atendida na José Hermes está sendo assistida provisoriamente na USF Morada do Sol desde a última quinta-feira, 11, quando a unidade finalizou a mudança de endereço iniciada na segunda-feira, 8. Futuramente, a USF será transferida para um imóvel que está em fase final de execução de obras. O novo espaço fica localizado em frente à USF José Hermes.

Esse novo espaço contará com 270m² de área construída, adaptado para receber os serviços de Atenção Básica, com piso, forro, divisórias, iluminação, esquadrias, sistema elétrico, pintura, acabamento interno e externo. O espaço contará ainda com um container de 30 m² para abrigar a farmácia da Atenção Básica.

Com a entrega da obra, a Semus inicia processo de instalação dos equipamentos, bem como o dimensionamento dos recursos humanos necessários para o funcionamento dos leitos.