Prefeitura mobiliza servidores para campanha no Dia Mundial do Doador de Sangue

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Redação Planejamento e Gestão | Publicado em 14 de junho de 2016 às 11:19

Os servidores da Prefeitura Municipal de Palmas estão sendo convidados para uma missão diferente nesta semana, uma causa nobre que pode salvar vidas. Para Celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste dia 14 de junho, foi iniciada a Campanha “Servidoador – Sorria, estenda o braço e salve vidas”. A primeira doação foi feita pela prefeito Carlos Amastha que ressaltou a importância do gesto e convidou todos os servidores e a população em geral para participar.

Segundo o prefeito, que pela terceira vez foi fazer sua doação no Hemocentro de Palmas, é de fundamental importância manter os estoques de doação equilibrados. “Vamos acordar a nossa consciência, hoje é por todos os palmenses, amanhã pode ser por um familiar nosso. Convido os servidores e a comunidade para participar dessa grande campanha. Não dói nada e é muito benéfico para a sociedade”, disse.

A Diretora Geral da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta, explicou que o estoque de sangue é flutuante, mas que este ano de 2016 tem enfrentado uma queda significativa no número de doações. Em média, são feitas 28 mil doações anuais, contra 32 mil transfusões. “Hoje nossa maior dificuldade são as doações dos sangues raros, aqueles com menores incidência na população local, como exemplo do O-, doador universal. Em cada doação podem ser aproveitados até quatro componentes do sangue, porém alguns tem prazo de validade muito curto, de apenas cinco dias”, destacou.

Os estoques do Hemorrede Tocantins estão em cerca de 40% da sua capacidade. Na Capital são duas unidades do Hemocentro, uma na Região Norte e outra no Hospital Geral de Palmas (HGP). O ideal é que cada unidade recebesse uma média de 32 doações dia, mas atualmente esse número não passa de 20. A situação fica mais preocupante com a chegada do período de férias e temporada de praias, onde o número de doações cai ainda mais.

Confira o calendário da campanha com os servidores municipais;

Dia 14 – Tarde (15h) – Doação voluntária dos servidores que trabalham no prédio da Prefeitura de Palmas na Avenida JK

Dia 15 – Manhã (09h) – Doação voluntária dos servidores que trabalham no prédio do Resolve Palmas

Dia 15 – Tarde (15h) – Doação voluntária dos servidores que trabalham no prédio do Buriti

Dia 16 – Manhã (09h) – Doação voluntária dos servidores que trabalham nos anexos da Secretaria Municipal de Saúde

Dia 16 – Tarde (15h) – Doação voluntária dos servidores que trabalham na Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte

Dia 17 – Doação voluntária dos servidores que atuam nas escolas municipais, postos de saúde, agentes de trânsito, Guarda Metropolitana e demais servidores.