Programa oferece apoio aos trabalhadores que rescindiram contrato com a Prefeitura

Secretaria Municipal de Integração Social e Defesa do Consumidor

Autor: Andréia Rocha e Redação | Publicado em 25 de agosto de 2015 às 15:12

Os trabalhadores que tiveram seu contrato rescindido recentemente com a gestão municipal estão recebendo apoio e sendo encaminhados para vagas de emprego ofertadas pelo Sine Municipal, cursos de capacitação e programas sociais.

O atendimento está sendo realizado por meio do Comitê de Políticas Sociais, formado pelas Secretarias de Integração Social e Defesa do Consumidor, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Desenvolvimento Social, e Educação, cujo objetivo é recolocar esses profissionais no mercado de trabalho e elevar a sua escolaridade, por meio de cursos de conclusão do ensino fundamental e ensino médio na rede municipal de ensino, com duração de três meses, material e fardamento gratuitos, além de bolsa mensal de estudo, no valor de R$ 100,00.

O atendimento está sendo feito no Centro de Inovação e Aceleração de Palmas (Ciap), localizado na Quadra 1012 Sul. Al. 01 Lote 01 APM.01. Para participar, o trabalhador primeiro preenche uma ficha com um questionário socioeconômico sobre o grau de escolaridade, experiências de trabalho, área de interesse, número de filhos, entre outros. Em seguida, a partir do perfil apresentado, ele é encaminhado para uma vaga de emprego ofertada pelo Sine.

É caso do Danilo Borges, que rescindiu o contrato recentemente, e foi encaminhado para uma vaga de garçom. “Eu já tinha experiência na área, e graças a Deus já estou trabalhando”, revela.

Caso o trabalhador não possua ensino fundamental completo, ele é direcionado ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). E aqueles que têm filhos em idade escolar também estão sendo assistidos pelo projeto Jovem Empreendedor, que oferece vagas de trabalho e estudo.

“Vamos oferecer cursos com bolsas de auxílio financeiro dentro da escola de Tempo Integral. Vamos trazer também os filhos desses servidores para o projeto Jovem Empreendedor, para que os jovens tenham um salário, sendo outra forma de amparar os servidores sem contrato. Ou seja, mesmo com uma crise, as pessoas que eram importantes para nós e que perderam seus empregos foram abraçadas pelo comitê para podermos dar o máximo de atenção a eles”, explica o secretário de Integração Social e Defesa do consumidor, Tiago Andrino.