Servidores das Salas de Vacina recebem treinamento

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 27 de março de 2016 às 07:43

Para melhorar a qualidade do atendimento nas salas de vacina do município, proporcionar aperfeiçoamento profissional e segurança no desenvolvimento do trabalho de imunização, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará na próxima segunda-feira, 28, uma capacitação em Vigilância dos Agravos Imunopreveníveis e Sala de Vacina, no auditório do Previpalmas.

O evento é destinado aos servidores da rede municipal de Saúde que atuam nas salas de vacinas das Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas e acontecerá em período integral (das 8 às12 horas e das 14 às 18 horas) até o dia 1º de abril. Entretanto, nesta segunda, 28, o curso será ministrado a partir das 14 horas, uma vez que o expediente no Previpalmas começa a partir das 12 horas, por causa de dedetização realizada na última quinta-feira. A capacitação será ministrada pela equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde (VISA) através da Central Municipal de Vacinas.

Segundo a Coordenadora de Imunização do Município, enfermeira Elaine Katzwinkel "as informações referentes à imunização tem mudado nos últimos anos com bastante frequência, por isso a necessidade de capacitar constantemente os profissionais". Ainda de acordo com a servidora novos profissionais passaram a integrar a equipe e “nem todos possuem capacitação específica para sala de vacina. Assim, o curso proporcionará maior segurança para o desenvolvimento das atividades de imunização.”

Na capacitação, a VISA estará utilizando atividades em grupo, aulas expositivas com exercícios práticos e teóricos. O cronograma contará com diversos assuntos relacionados à vacina, desde conceitos básicos em imunização, calendário básico atualizado de vacina, notificação de eventos adversos pós-vacinação, transporte e armazenamento adequado dos imunobiológicos, organização e higienização adequada de uma sala de vacina e sistema de informação do programa nacional de imunização.