Servidores municipais da Capital abraçam campanha de doação voluntária de sangue

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Redação Planejamento e Gestão | Publicado em 16 de junho de 2016 às 11:31

Cerca de 20 servidores das Secretarias Municipais de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Social estiveram, na tarde desta quarta-feira, 15, nas unidades do Hemocentro em Palmas para doação voluntária de Sangue. A ação faz parte da Campanha “Servidoador – Sorria, estenda o braço e salve vidas”, lançada pela Prefeitura de Palmas, na última terça-feira, 14, Dia Mundial do Doador de Sangue.

Para alguns foi a primeira doação de sangue, uma oportunidade de ajudar o próximo, salvar vidas e até de superar o medo da coleta. Além do sangue alguns servidores se cadastraram como doadores de médula e reforçaram o banco da Hemorrede do Estado do Tocantins.

A administradora Rafaela Ribeiro Tunes foi umas das doadoras de “primeira viagem”. Servidora da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano, ele descreveu que optou por doar para ajudar o próximo. “É importante termos essa consciência social. Me inscrevi também como doadora de medula e tenho a esperança de que o meu gesto possa ajudar alguém”, disse.

Já Letícia Alencar Lima, advogada e servidora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, explicou que a doação é quase indolor e que a sensação de fazer o bem ao próximo é maior do que o medo da agulha. “A campanha ajuda a sensibilizar aos servidores a se engajar nessa ação simples que pode ajudar a salvar vidas”, pontou.

Outro servidor que encarou pela primeira vez a doação foi o Diretor da Garagem Central de Palmas, Hider Cordeiro de Morais, que logo após a doação já manifestou que pretende voltar mais vezes. “Foi a minha primeira doação. Por falta de tempo, de uma lembrança e até de uma campanha como essa ainda não tinha tido a oportunidade de vir ao Hemocentro. Achei muito importante e quero continuar sendo doador”, finalizou.

A campanha “Servidoador – Sorria, estenda o braço e salve vidas”, continua e nesta quinta-feira à tarde e as doações serão feitas pelos servidores que trabalham na Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte; Secretaria de Transparência e Controle Interno e Instituto de Previdência Social de Palmas (PreviPalmas).

Já na sexta-feira, 17, a doação é voltada para todos os servidores que atuam nas escolas municipais, postos de saúde, agentes de trânsito, Guarda Metropolitana e demais servidores.