UVCZ realiza ingresso forçado em imóvel com focos do mosquito da dengue

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus | Publicado em 07 de maio de 2024 às 14:57

Ação faz parte das medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti adotadas pela Prefeitura de Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou nesta terça-feira, 7, por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), a vistoria de um imóvel fechado com focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação faz parte das medidas de prevenção e combate ao mosquito adotadas pela Prefeitura de Palmas. Com denúncia recebida pela UVCZ, os agentes de Combate a Endemias (ACE), com o apoio  da Guarda Metropolitana e dos fiscais de obras e posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), realizaram o ingresso forçado a uma residência localizada na região central da Capital.

Durante a inspeção, as equipes se depararam com uma piscina com água parada e lodo. Além disso, verificou-se a presença de focos do mosquito Aedes em um vaso sanitário. Com medida imediata, foi realizada a aplicação de larvicida no vaso e piscina. O larvicida é um produto específico utilizado para a eliminação de larvas de mosquito e o surgimento de focos futuros. “Um morador nos relatou que a piscina estava em situação de risco. Após nossa inspeção foi constatado que ela tava muita suja, mas não foram encontradas larvas, mas o larvicida é aplicado para evitar o crescimento das larvas”, afirmou o agente de endemias Eder Castro da Silva.

Segundo a fiscal de obras e posturas Ana Lúcia Páscoa dos Santos, o primeiro passo começa com o atendimento às solicitações recebidas pela Ouvidoria Municipal, responsável por encaminhar as denúncias aos fiscais. Durante 10 dias, o agente de endemias monitora ativamente as áreas denunciadas para verificar se há a presença de moradores. Se confirmada a ausência, às equipes de obras e posturas realizam o ingresso forçado acompanhados pela Guarda Metropolitana e pelos agentes de Combate a Endemias para fiscalizar as possíveis irregularidades.  “Dependendo da situação, emitimos notificações ou autuações diretamente. Os proprietários dos imóveis são notificados via Diário Oficial ou correspondência via Correios. Caso não haja resposta ou correção por parte do contribuinte, realizamos uma nova visita e, se necessário, emitimos autos de infração com base nas notificações anteriores”, ressaltou.

A Semus destaca que para realizar a denúncia de residências abandonadas e lotes baldios com focos de dengue a população deve ligar no telefone: (63) 3212-7917. Também pode ser feita pela Ouvidoria Municipal nos telefones: 0800-64-64-156 e 3212 7144 / 7143 ou pelo email: ouvidoria@palmas.to.gov.br.