Vacinação do Dia D contra influenza encerra às 17 horas deste sábado, 30

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Saúde | Publicado em 30 de abril de 2016 às 11:13

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está realizando neste sábado, 30, o Dia D de Vacinação contra Gripe (Influenza) referente à Campanha Nacional que acontece em todo o País. A abertura do evento aconteceu, na Unidade Saúde da Família da Quadra 1206 Sul e prossegue durante todo o dia, encerrando às 17 horas.

Na abertura do evento, a diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Teixeira, destacou que Palmas tem como meta imunizar 46.161 pessoas. “Para promover o bem estar de nossa população é necessário prevenir e a vacina é a prevenção de um problema mundial e Semus tem realizado um trabalho de conscientização para atingir a meta”, disse ela.

Já o diretor de Atenção em Saúde, Alessandro Pantoja, destacou que a Semus tem trabalhado intensivamente na busca ativa das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que devem ser vacinados, dentre eles, gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhador de saúde, portadores de comorbidades, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Neste sábado, funcionam até as 17 horas exclusivamente para vacinação, as unidade de referência de Saúde da Família das quadras 403 N, 406 N, 503 N, Policlínica 108 S, 712 S, 403 S, Valéria Martins (1.206 S), Laurides Milhomem (Aureny III), Eugênio Pinheiro (Aureny I), Santa Bárbara, Santa Fé, Morada do Sol, Taquari e Taquaruçu.

A apuração on-line da campanha contra Influenza, realizada no início da manhã, apontou que um total de 34.599 pessoas já foram imunizadas em Palmas, ultrapassando 70% da meta de vacinação desta campanha, que é de 46.161.

A campanha teve início no dia 13 de abril e a vacinação, que foi antecipada em Palmas, tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade pelo vírus influenza.

A vacina, disponibilizada gratuitamente é trivalente e protege contra H1N1, H3N2 e Influenza tipo B, e estão disponíveis em todas as salas de vacinas das Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas, no horário de funcionamento das unidades.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses são contraindicadas a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Metas de vacinação

Crianças de 6 meses a menores cinco anos de idade - 7.755