Mais de 2.600 pessoas são atendidas no Resolve Tudo no período da manhã deste sábado, 6

Casa Civil do Município de Palmas

Autor: Márcio Greick | Publicado em 06 de maio de 2017 às 13:02

A Prefeitura de Palmas lançou neste sábado, 6, o Programa  Resolve Tudo, que acontece na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, no Jardim Aureny III, das 8 às 17 horas. Logo no início da manhã, centenas de pessoas já se aglomeravam na entrada da ETI Eurídice Ferreira de Melo para serem atendidas pelo programa.

De acordo com levantamento realizado pela Prefeitura, no período das 8 horas ao meio-dia já foram realizados aproximadamente  3.300  atendimentos.   É o caso da dona Eva da Silva Nascimento,  moradora do Jardim Aureny III, que  procurou orientação jurídica no Escritório Modelo de Advocacia, onde atuam dez acadêmicos do curso de Direito do Ceulp/Ulbra.  “Estou buscando orientação jurídica sobre separação de bens”, disse.

De acordo com a professora de Direito, Denise Knewitz, os alunos estão preparados para orientar o cidadão no que couber na área do Direito. “Nossos alunos estão preparados para, inclusive, propor ação judicial se for preciso”, destacou.

O Projeto

O Resolve Tudo é uma iniciativa da Casa Civil e da Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos, que envolve secretarias, autarquias, institutos e superintendências. O Projeto, que é uma das ações comemorativas do 28º aniversário de Palmas, foi lançado pelo secretário Adir Gentil, representando o prefeito Carlos Amastha.

De acordo com Adir Gentil, a proposta do projeto é reunir todos os serviços com ações transversais de todo governo, ofertando à população mais de 500 serviços em vários pontos da cidade. “O Resolve Tudo, na região Sul de Palmas, tem como foco principal o recadastramento habitacional e deverá expandir para demais regiões  da Capital, pois a ideia  é ofertar vários serviços dos governos federal, estadual e municipal  nas  regiões mais distantes  do centro administrativo”, disse.

Recadastramento Habitacional

Um dos locais bastante procurados nesta manhã foi o setor de cadastramento habitacional. Mais de 200 atendimentos já foram realizados.  A procura se deve ao fato de que para poder participar do próximo sorteio do Programa Minha Casa Minha Vida, as famílias inscritas no Cadastro Habitacional Municipal têm até este sábado, 6, para atualizar os dados cadastrais.

O recadastramento é direcionado para os cadastros inativos, ou seja, cadastros que tenham mais de dois anos sem atualização.  O aposentado Antonio Gomes Lima, de 68 anos, estava satisfeito após saber pelos funcionários do Resolve Tudo que o seu cadastro está atualizado. “Agora é esperar o sorteio, se eu for sorteado ficarei muito feliz”, disse.

Outro serviço gratuito ao cidadão que está sendo disponibilizado no Resolve Tudo é a emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF). As pessoas que precisam tirar o documento devem se dirigir à sala da Receita Federal para fazer sua inscrição.

De acordo com o Delegado Adjunto da Receita Federal, Rodolfo Cabrine, em breve a Receita Federal estará atendendo no Resolve Palmas. “Estamos providenciando o convênio com a prefeitura de Palmas para atender o cidadão através do Resolve Palmas também”, disse.

Parcial

Até o meio-dia deste sábado já foram realizados 3.331 atendimentos no Resolve Tudo,  que conta com a participação de 430 voluntários com o apoio de 33 parceiros e mais de 2.600 pessoas atendidas no programa.

Parcerias

O projeto é uma realização da Gestão Municipal e conta com parceria da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto-TO), Serviço Social das Indústria (Sesi-TO);  Sistema Nacional de Emprego Tocantins (Sine-TO);  Secretaria Estadual da Segurança Pública (via Instituto de Identificação);  Receita Federal; Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO); Sebrae Tocantins;  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon); Marinha; Exército Brasileiro; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Faculdade Católica do Tocantins, Ceulp/Ulbra.