Servidores finalizam curso sobre 'Segurança no Ambiente de Trabalho em Altura'

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 18 de agosto de 2021 às 14:38

Curso abordou sobre os procedimentos de segurança adequados para o trabalho em altura acima de dois metros

Cinquenta e cinco servidores finalizaram na terça-feira, 17, o curso de reciclagem da Norma Regulamentadora NR-35, que tratou sobre os procedimentos de segurança adequados para o trabalho em altura acima de dois metros. Realizado pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), em atendimento a demanda da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas (Seisp). A capacitação foi executada pela empresa Agiliza Soluções e Treinamentos em Saúde e Segurança no Trabalho, com carga horária de 8 horas.

Dividido em duas turmas, para evitar aglomerações e cumprir todas as medidas de proteção contra a COVID-19, no primeiro dia a engenheira de segurança do trabalho e ministrante Samara Guedes abordou que fatores psicossociais e até mesmo a condição de saúde física em desequilíbrio podem ser prejudiciais no exercício de qualquer profissão, principalmente de quem trabalha em altura "Se em algum momento a gente observar essas condições no colega e poder dar um apoio é bem importante", afirma, ressaltando que isso pode evitar acidentes.

No segundo dia, Adna Lívia Imbiriba, que é técnica em segurança do trabalho, destacou a importância da reciclagem para melhorias no serviço prestado “O treinamento de hoje teve o intuito de revisar conceitos sobre trabalho em altura, frisando o trabalho seguro, tanto dentro da sala de aula apresentando a teoria e tirando dúvidas, quanto repetindo as atividades de trabalho que eles desempenham no dia a dia, corrigindo e auxiliando como realizar o serviço com segurança” declarou.

 

Conteúdo

Os conteúdos programáticos abordados no curso foram regulamentos e normas aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; medidas de prevenção e controle; equipamentos de proteção coletiva e proteção individual (EPIs); acidentes comuns em atividades realizadas em altura e condutas a serem seguidas em situações de emergência.

 

Sobre a NR-35

Esta norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.