Jovens são promessa de pódio em campeonatos de triathlon no domingo, 10

Fundação Municipal de Esportes e Lazer

Autor: Juliana Matos | Publicado em 08 de junho de 2018 às 11:57

Giovanna Lacerda, 16 anos, de Palmas é uma das promessas do esporte e diz que vai se empenhar para conquistar pódio

Quem comparecer for à Praia da Graciosa, em Palmas, no próximo domingo, 10, vai assistir grandes promessas do triathlon brasileiro na Copa Triathlon Brasil (Triathlon e Paratriathlon) e no Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon. As provas se iniciam às 6 horas e a areia da Praia da Graciosa estará liberada para o público acompanhar de perto as provas.

Entre os destaques do cenário nacional, estão confirmadas as presenças de Flávio Queiroga, Edivânio da Silva Monteiro, Bruno Vieira e Luma Guillen.  Campeã mundial escolar em 2017, a jovem Giovanna Lacerda, 16 anos, é uma das grandes promessas locais de pódio entre os atletas da elite do triathlon brasileiro.

Natural de Gurupi (TO), mas criada desde muito bebê em Palmas, Giovanna se diz palmense de coração e fala que a Praia da Graciosa e a Praça dos Girassóis são alguns dos locais onde ela gosta de treinar na cidade.  Atualmente na categoria Júnior, ela explica que começou no esporte aos 8 anos e que tem metas claras para seu futuro no esporte. “Já consegui ser campeã mundial estudantil, faço parte com meu irmão da Seleção Brasileira e agora quero representar o Brasil como triatleta olímpica e conquistar o mundial”, diz.

Acostumada a competições intensas desde muito pequena, ela explica que pretende garantir bom resultado. “Meu ponto forte é a natação. Acho que hoje em dia é o que decide a prova. Se você sai bem da natação e tem um ciclismo que encaixa no pelotão se tiver uma corrida boa, consegue pódio. Então gosto de ter a natação focada e forte”, adianta a jovem.

A garra pelo desafio vem de família, grande incentivadora dela e do irmão Yure Lacerda, 21 nos, também triatleta da elite do esporte e que também estará competindo no domingo na categoria Sub-23.  “É muito bom ter sempre apoio dos familiares, eles sempre estão ali para te ajudar, é um incentivo muito grande. Meu irmão que também é triatleta começou com 12 anos mais ou menos. Mas foi meu tio mais próximo meu grande incentivador”, conta Giovanna. O tio a quem ela se refere é Valdeir Ferreira dos Santos, primeiro a levar o nome do Tocantins a nível nacional e internacional no triathlon.

Além de Giovanna e do irmão Yure Lacerda, 21 anos, outro atleta com grande expectativa de pódio é de José Hamilton Resende Dos Santos, 17 anos (Júnior). Segundo o presidente da Federação Tocantinense de Triathlon, Sérgio Henrique Moraes Lopes, há grande expectativa por bons resultados para os três em razão de o trio ter forte desempenho na natação e na corrida. “Estão melhorando no ciclismo que é um fator importante para a prova. Pode haver interferência dos ventos no desempenho na prova, mas como os três estão acostumados a treinar em clima quente, vão se destacar com certeza, comparado a outros atletas do Sul que não treinam no nosso clima”, avalia Lopes.

Provas e destaques

Nas categorias Alto Rendimento, Categorias de Idade e Paratriathlon, o percurso compreenderá 750 metros de nado, 20 km de bicicleta (quatro voltas) de bicicleta e outros 5 km (ida e volta de 2,5 km) de corrida na Ponte da Amizade Fernando Henrique Cardoso. Na categoria infantil, competirão atletas com idade entre 8 e 14 anos com trajetos definidos conforme a faixa etária. A premiação aos três primeiros colocados da categoria infantil garante passagem e hospedagem para participação de um camping training em 2019. Nas demais categorias, a premiação dos melhores colocados serão troféus e medalhas.

Ao todo, 181 atletas de 17 estados estão inscritos nas competições. Outros destaques locais com bom desempenho no triathlon, nas categorias por idade, são Túlio César Oliveira, Paula Rovani, Jone Costa, Luciano Abreu, Cristiane Borges, Kelly Caldeira Cavalcante de Morais, João Borges, entre outros atletas locais. Na categoria infantil, há outras promessas de pódio com Ana Beatriz Nunes de Oliveira, Beattriz Barros Rodrigues, Caio Andrade Rodrigues, Mikaell de Godoy, Eduardo Dias Quirino, entre outros atletas locais.

As competições acontecerão no domingo na Praia da Graciosa a partir das 6 horas. Os campeonatos serão abertos ao público. Somente as áreas de transição, destinadas aos atletas, terão acesso reservado. A Prefeitura de Palmas é parceira das competições, realizadas pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e pela Federação Tocantinense de Triathlon (FTTri).

A parceria é mais um incentivo, segundo o presidente da Fundesportes, Orlando Rangel Campos Silva. "Mais uma vez a Prefeitura de Palmas, através da Fundesportes, denota a sua vocação para o incentivo a prática desportiva, ao sediar a 3º etapa da Copa Triathlon Brasil 2018, buscando levar ao cidadão entretenimento, diversão, além da possibilidade de participação nas diversas categorias oferecidas pelo evento", enfatiza.